Calouros de Jornalismo se reúnem para apresentação dos professores
Por Letícia Dias
Na última quarta-feira, dia 18, estudantes do curso de Jornalismo se reuniram no auditório Hilton Sales (P1), a partir das 18h30m. A atividade, programada junto à semana de integração pelo Centro Acadêmico, teve como objetivo a apresentação do corpo docente aos calouros de 2015-1.
A ocasião serviu também para que os novos alunos conhecessem o próprio Centro Acadêmico. Como representantes do CACO, os estudantes Clívia Mesquita, Gabriela Venâncio e Mateus Cunha, do quinto período, além de Lígia Miguel e Victor Ohana, do sétimo período, deram as boas-vindas aos “bixos” e os inteiraram sobre a possibilidade de participar da construção do curso.
|
Corpo docente do curso de Jornalismo |
Entre os professores presentes estavam a coordenadora do curso, Rejane Moreira, a vice-coordenadora, Alessandra de Carvalho, e os docentes Ana Lúcia Vaz, Cristiane Venâncio, Fafate Costa, Francisco Valle, Ivana Barreto e Simone Orlando. Além dos professores presentes no encontro, ainda são integrantes do corpo docente o professor José Ferrão e dois novos professores aprovados em concurso, Edmar Jupy e Luiz Antônio Feliciano. Os calouros também puderam conhecer o corpo técnico do curso, formado por Klinger Pereira e Rafael Viana.
Em meio às saudações, os professores incentivaram os alunos a participar ativamente da formação do curso e a desenvolver um olhar participativo sobre a mídia, além de reconhecer e aproveitar as oportunidades fornecidas pela Rural. A coordenadora Rejane Moreira destacou, ainda, a questão da responsabilidade que o curso de Jornalismo possui dentro da UFRRJ, por se tratar de um curso relativamente novo e que precisa se adaptar tanto às condições externas quanto às exigências da própria instituição:
|
Alunos do curso de Jornalismo |
– Somos protagonistas dentro dessa Universidade, e é preciso entender esse protagonismo. Uma das formas de fazer isso é pensar o nosso projeto político pedagógico com o auxílio dos fóruns de discussão e a participação de vocês.
Reconhecendo que os calouros estão prestes a ter uma experiência diferente em relação ao Ensino Médio, os professores deixaram bem claro quais são os ingredientes indispensáveis aos futuros jornalistas neste novo caminho: ética e paixão pelo Jornalismo.