Professor da Rural lança livro sobre Antigo Regime no Brasil
Por Letícia Dias
Doutor em História Social e forte atuante na área de História Moderna, Alexander Martins Vianna lançou, recentemente, o livro “Antigo Regime no Brasil: Soberania, Justiça, Defesa, Graça e Fisco (1643-1713)”. Alexander é professor do Departamento de História da UFRRJ (DHIST) desde 2009.
O livro, acessível na Livraria Cultura, retrata os quatro principais campos de poder referentes à soberania do Estado no Antigo Regime: Justiça, Defesa, Graça e Fisco. A análise em questão é construída tendo como base os processos do Conselho Ultramarino entre os anos de 1643 e 1713, pertinentes ao domínio da América pela Coroa Portuguesa. A narrativa discorre a partir do revisionismo crítico na História das Ideias, assim como na História da Cultura Política, do Vocabulário e das Instituições no Antigo Regime. Por meio desse modelo discursivo, o autor propõe a interpretação fundamentada pela análise qualitativa.
Com prefácio escrito pelo Pós-Doutor em História Arno Wehling, antigo presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, os textos iniciais da obra de Alexander podem ser lidos em amostra na internet.