Lançamento de livro de economia no Paulo Freire
|
Professor Lamounier Erthal |
Por Igor Medeiros
O lançamento do livro “Gestão Social e Gestão Estratégica – experiências em desenvolvimento territorial”, escrito com a colaboração do professor do Departamento de Economia da Rural, Lamounier Erthal Vilella, aconteceu dia 14, no Auditório Paulo Freire. O trabalho, que visa analisar a participação dos atores das APL’s (arranjos produtivos locais), foi organizado pelo professor Fernando Guilherme Tenório e também contou com a coautoria dos professores Airton Cardoso Cançado e Jorge Oneide Sausen.
Conceito comum entre economistas, a definição de APL pode soar estranho para maioria, mas logo é entendido se citarmos o Saara como exemplo. A ligação entre empreendedores individuais, formando uma rede de grandes aglomerações empresariais (no caso do Saara, as lojas varejistas e atacadistas).
O segundo livro, de uma série de quatro publicações, também explica que o crescimento de uma APL depende da interação de três atores: Estado, mercado e sociedade.
-Não tínhamos objetivo de comparar um arranjo produtivo com outro, porque cada um tem suas características próprias. Mas o resultado das pesquisas afirma que quanto maior a relação entre os atores, maior será o sucesso, declarou Lamounier.