Cantina do ICHS deve reabrir em junho

Fotos: Igor Medeiros



por Igor Medeiros

O ICHS em Foco noticiou, há algumas semanas, os transtornos causados pelo fechamento da cantina do Instituto.  Desde o início do primeiro período de 2014, alunos e funcionários tiveram que buscar outras opções na hora de se alimentar. O contratempo tornou-se maior devido à greve do SINTUR e aos problemas com a qualidade das quentinhas servidas no Restaurante Universitário.
Aluna de Ciências Sociais, Laisce Sousa ressalta que, além da falta de outras lanchonetes nas proximidades, passar horas sem comer também é uma dificuldade:
– Eu tenho aula de manhã e alguns dias da semana fico até à noite aqui na Rural. Preciso trazer comida de casa, ou então ir bandejar, sendo que agora estão dando quentinhas.
Diretor do ICHS, Ricardo Oliveira explica que a demora na reabertura da cantina foi ocasionada por uma série de questões, inclusive contratuais. Desde 2011, a lanchonete funcionava com contrato vencido. A última renovação, que é anual, havia ocorrido no ano anterior, em 2010.
Com o contrato rompido, um novo projeto de licitação deveria ocorrer ainda no mês de setembro de 2013, o que não aconteceu, segundo o diretor, por problemas na PROAF (Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros). Após seis meses, a licitação finalmente foi aberta.
– Indicamos os setores competentes e, após uma reunião, a PROAF se comprometeu de imediato com a licitação, mas isso só ocorreu em março – destaca Ricardo.
Em uma nota publicada em 23 de setembro de 2013, no site da UFRRJ, a PROAF afirma que “está reestruturando o setor de cantinas, tanto do ponto de vista administrativo como técnico” e que “Em cumprimento à legislação e às exigências dos órgãos de controle, como a Advocacia Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União(TCU), alguns estabelecimentos serão temporariamente desativados”.
A reabertura está prevista para junho e quem costumava lanchar na cantina antiga, como a estudante de Ciências Sociais, Camila Julião, espera que o serviço melhore:

– Na lanchonete daqui, as coisas eram absurdas, se comparado com outras universidades. Se for para vir outro grupo que trabalhe melhor e não seja tão careiro, aí sim vai valer a pena passar por esse sufoco.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages