Rural Semanal ganha nova identidade em 2014

por Igor Medeiros

Primeira página do novo Rural Semanal

Umas das principais fontes de comunicação da UFRRJ, o Rural Semanal, passou por uma grande reforma no início deste ano  – talvez a maior desde sua criação, em 1994- que mobilizou diversos setores da Universidade. O novo modelo para o jornal foi  apresentado para o público no dia 6 de janeiro. A reformulação do informativo é parte do projeto de reestruturação do setor de comunicação da UFRRJ, antigo Ascom, hoje denominado como Coordenação de Comunicação Social (CCS).

A ideia de recriar o jornal surgiu ainda em setembro do ano passado, quando a CCS foi implantada. Nomeada Coordenadora de Comunicação Social, a também professora Cristiane Venâncio assumiu a difícil tarefa de transformar um semanal com quase 20 anos de tradição. Para que isso acontecesse, ela optou pela contratação de membros para a formação da equipe, que hoje conta com sete estagiários (quatro do próprio jornal e três de pró-reitorias). Cada jovem é responsável por uma área no informativo. Além deles, o jornalista João Henrique Oliveira,  que trabalha no impresso desde de 2010, também auxilia na elaboração das matérias.

Entretanto, alguns entraves surgiram na transição entre o antigo e o novo informativo. Um dos problemas enfrentados pela equipe do Rural  Semanal foi a carência tecnológica. A demora na entrega dos computadores e a  falta de softwares  necessários foram os maiores percalços, segundo a coordenadora.

                                                                                      Projeto gráfico e textos

Equipe do informativo trabalhando na apuração das matérias
Cristiane explicou que as pesquisas auxiliaram na formulação do novo jornal, porém, os desejos principais dos leitores já eram conhecidos:

– Os indicadores só mostraram o que a gente já sabia mesmo, que o Rural Semanal precisava mudar em termos de conteúdo e forma. É isso que nós estamos tentando fazer e essa edição já mostra bem qual é a nossa proposta.

O tamanho do jornal continua sendo o mesmo, folhas de A3 dobradas, mas o número de páginas dobrou, de 4 para 8. O projeto gráfico, elaborado pelo aluno de jornalismo e também estagiário Raomi Pani, trouxe mais leveza à publicação. Agora, fotos dão mais destaques às notícias, tornando-as mais atrativas.


 Mídias sociais

As mídias sociais passaram a  fazer parte do novo Rural Semanal.  Redes  como o Twitter, o Facebook e o Instagram devem servir para promover uma maior proximidade entre os alunos e o semanal. A proposta é que os próprios leitores possam contribuir, enviando inclusive imagens para serem veiculadas.  O fácil acesso aos conteúdos e o baixo custo de divulgação também serviram de atrativo para a implementação das novas mídias. Venâncio cita ainda a retroalimentação como bônus ao adotar esses canais.

Aluno do sexto período de jornalismo e  estagiário do jornal, Victor Sena  detalhou como se sente ao fazer parte desse novo caminho do semanal:

– É  muito gratificante porque me sinto útil, contribuindo, me sinto um verdadeiro instrumento que como consequência  gera a melhoria da comunicação da Universidade Rural. Eu fiquei muito feliz de estar aqui para contribuir porque nós estamos fazendo história.

Quer se manter conectado ao  Rural Semanal? Clique nos links abaixo.
Instagram da UFRRJ

Acervo do Rural Semanal  

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages