Todo semestre, bichos, bixetes e veteranos na Rural
por Carol Danelli
Todo semestre, jovens do Brasil inteiro chegam à Rural para iniciar suas graduações. Conhecidos como “bixos” e “bixetes”, cada um chega com uma expectativa diferente, mas, no fundo, todos querem sair com um diploma na área escolhida.
Larissa Ribeiro, 18 anos, escolheu a Rural por conta de seu curso, Engenharia de Alimentos. Ela já havia sido aprovada em Nutrição na UERJ, mas conseguiu unir o útil ao agradável, pois além de se apaixonar pelo curso, Larissa mora em Seropédica, e não precisou sair de casa para estudar. A “bixete” espera gostar cada vez mais da área escolhida e que a Rural consiga dar o suporte necessário para que ela possa traçar um caminho profissional de sucesso.
|
Arquivo Pessoal |
Já Thamires Gonçalves, 19, caloura de História, mora em Belford Roxo, Baixada Fluminense. Thamires conheceu a Universidade ainda criança e se apaixonou pelo lugar. Seu sonho era cursar Medicina Veterinária. “Com o tempo mudei o curso, mas quis permanecer na UFRRJ. E até agora tenho achado tudo lindo”, afirma a jovem. Thamires está adorando os professores e achando ótima a estrutura da Universidade.
– Acho que o curso vai mudar nossa forma de entender a sociedade, de conhecer mais a nossa história. Da Universidade, só tenho coisas boas a falar: a Rural é linda, dá aos alunos uma ótima experiência de vida. Eu tenho aula no PAT e achei ótima a estrutura, as salas de aula são bem equipadas.
Mas não só de “bixos” vive a Rural. Todos os anos, centenas de alunos saem da Universidade em busca de um lugar no mercado de trabalho.
|
Arquivo pessoal |
O veterano do curso de Economia, Márcio Rafael, de 25 anos, está concluindo sua graduação e espera um dia voltar como professor da Instituição. Márcio dá um conselho aos que estão chegando agora.
– Divirtam-se! Mas sempre se lembrem de que estão na UFRRJ como universitários e, como tal, devem tentar entender como é o funcionamento desta instituição para cobrarem melhorias. Não deixem apenas nas mãos dos professores, coordenadores, pró-reitores… Participem mais dos assuntos estudantis, pois nós “Ruralinos” sempre levaremos o nome da Rural na nossa vida profissional.
|
Arquivo pessoal |
Outro aluno de Economia, o paulista de Campinas, Diego Favorato, 24 anos, está no 4º período. Para este semestre, Diego espera conseguir se concentrar mais nos estudos. Ele “prescreve” a receita para se dar bem na Rural.
– O segredo é saber dosar: sair quando tiver que sair e estudar quando tiver que estudar. Se souberem fazer isso, com certeza levarão a graduação com muito mais prazer.
A estudante do 4º período de Hotelaria, Marcileine Faber, 22 anos, espera que neste período algumas falhas do campus sejam revistas, como a falta de segurança à noite, professores para lecionar as disciplinas que ainda estão sem docentes, além de melhorias como manutenção de algumas salas dos institutos que se encontram em precárias condições.
– Aproveitem tudo que puder aproveitar em termos didáticos, sociais e culturais. Sem dúvida, é um grande aprendizado para cada um que passa por essa fase. Viva e aproveite, pois a maneira como você entra na UFRRJ, com certeza, não é a mesma que você sai, cabe a nós fazermos o melhor por nós mesmos – aconselha Marcy.