Lançamento de obra sobre Marighella no Paulo Freire

Foto Divulgação

por Lucas Lacerda

No dia 27, aconteceu, no auditório do ICHS, o lançamento de Escritos de Marighella no PCB, organizado pelo professor de História da UFRRJ  Muniz Ferreira, em parceria com Milton Pinheiro, professor de Ciência Política na Universidade do Estado da Bahia. O evento também teve as presenças do professor do Instituto Multidisciplinar, Jean Rodrigues Salles, e de Ricardo Costa, membro da Fundação Dinarco Reis. A Fundação é responsável por manter a história e o acervo do PCB.
Após as palavras iniciais do professor Muniz sobre a recente projeção de Marighella na mídia e nos espaços acadêmicos, Jean Salles fez uma contextualização histórica da vida do político e guerrilheiro, um dos símbolos da resistência armada da história brasileira.
– O que eu quis chamar à atenção de vocês é que Marighella e toda uma geração próxima dele, que teve uma formação tradicional, com o golpe de 64, teve que inventar uma análise sobre a ditadura e apontar caminhos possíveis para aquilo.  – afirmou o professor, referindo-se à sugestão gradual de outros caminhos, como a luta armada, para combater a repressão.

Foto Divulgação

Em seguida, Ricardo Costa discorreu sobre a importância do centenário de Carlos Marighella, celebrado em 2011, e relatou um pouco da vivência política do guerrilheiro, que teve uma trajetória importante no PCB.
– Na época, o PCB era praticamente o único partido com força na esquerda brasileira, e então ele (Marighella) ingressa através da União da Juventude Comunista. E logo vai se destacando, em tarefas até nacionais, por conta da perseguição política do momento. – contou Ricardo, destacando a atuação do revolucionário durante, especificamente, a tentativa do Levante nacional comunista de 1935, que atraiu os olhares para o PCB e seus afiliados.
O professor Muniz, logo após, continuou a atentar para a importância de conhecer a história do personagem, que foi membro do PCB e, segundo Luiz Carlos Prestes, o segundo homem mais importante do partido (o primeiro era o próprio Prestes).
– O que faz de Marighella um personagem tão importante?  Ao longo de sua militância, participou de momentos importantes na história política do país, em posições também importantes.

While many cases of joint cracking do not call for

While we often link ottomax+ veins with a bluish shade, they are not in fact blue.

medical interest, it is important to take notice of any coming with signs such as discomfort, swelling, or stiffness.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages