EDUR aposta em suas obras
por Andressa Braga
|
Foto Divulgação |
A Editora da UFRRJ, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), foi criada como órgão suplementar e com regimento aprovado em 2006. Apesar das dificuldades, aposta em seus títulos publicados, como o livro Segredos da boa aparência: da “cor” à “boa aparência” no mundo do trabalho carioca (1930-50), da professora do curso de Ciências Sociais da Rural, Caetana Damasceno.
– Os livros mais vendidos pela Editora geralmente são os solicitados pelos professores em sala de aula. Uma das exceções é esse livro, que foi a pesquisa de doutorado da professora Caetana. Costumamos dizer que é o nosso best seller – brinca Sandra Marchiori, coordenadora da EDUR.
Outro título bastante vendido é o infanto-juvenil Noé, da professora Miriam Pires, do DLC, que faleceu no final do ano passado. A obra resultou de um projeto diferente, já que suas ilustrações foram produzidas pelos próprios alunos do curso de Belas Artes.
Além disso, também estão em circulação – apenas na internet – três periódicos semestrais editados pela EDUR: a “Revista de Ciências da Vida”, “Ciências Humanas e Sociais em revista” e “Revista de Ciências Exatas”. Todos eles foram criados a partir da revista “Arquivos da UFRRJ”, que teve seu primeiro número publicado em 1971. Em 1994, a revista foi reorganizada em três grandes séries, passando a se chamar “Revista Universidade Rural”. Em 2006, visando uma maior inserção no cenário nacional, cada segmento passou a constituir uma revista independente.
A Editora
A coordenadora Sandra Marchiori afirma que de 2006 até os dias de hoje a situação da Editora melhorou muito, já que a demanda de autores em busca de publicação para seus livros é grande, e com isso, o número de títulos tem aumentado. Porém, a EDUR não consegue atender todas as solicitações devido a problemas como pouca mão-de-obra e falta de equipamento.
– Nós trabalhamos com quatro bolsistas e a carga horária é reduzida. Isso atrasa o serviço, já que eles são os responsáveis pela diagramação de todos os livros. Em relação ao equipamento, o ideal seria o uso de mais máquinas Macintosh, mas nós só temos uma e o restante é PC, que muitas vezes não comportam os programas. Além disso, toda a equipe de consultores e editores da EDUR é composta por voluntários e a cobrança não pode ser muito grande.
Para publicar na Editora é preciso obedecer ao seu perfil editorial, ou seja, obras de cunho didático-científico ou relacionadas diretamente com à história da Universidade. Os livros e artigos enviados passam pelo Portal Editorial Costa Lima, uma unidade da EDUR administrada por um Conselho Editorial. As solicitações de inclusão de publicações são encaminhadas ao editor chefe e dependem da observância das normas editoriais e de pareceres dos editores, e, se forem aprovadas, vão para edição e impressão.
Os livros da Editora podem ser encontrados na Livraria Travessa, na livraria do Pavilhão Central do campus Seropédica ou no próprio site da EDUR.