Meio Século de Oposições Sindicais no Brasil
por Bruna Rodrigues
Nos dias 8 e 9 de novembro, no Salão Nobre do IFCS/UFRJ, acontece o seminário Meio Século de Oposições Sindicais no Brasil. O evento, organizado pelo Núcleo de Análises de Práticas Políticas e Políticas Públicas (NAAP), pelo Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (CPDA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo um dos organizadores, o professor Leonilde Servolo (UFRRJ), o objetivo central do evento é analisar a trajetória das oposições sindicais no Brasil, seus desdobramentos, as marcas que deixaram na nossa história e a contribuição que deram para a democratização do país.
O seminário, que terá a participação de algumas lideranças sindicais significativas, é um convite para que jovens pesquisadores aprofundem os estudos e as reflexões sobre o papel das oposições sindicalistas no cenário urbano e rural. O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) fica localizado no Largo de São Francisco de Paula, 1.