5ª Exposição de Orquídeas e Bromélias na Rural
|
Uma das plantas expostas na Rural |
por Laíz Carvalho
Dos dias 3 a 5 de outubro aconteceu a 5ª edição da Exposição de Orquídeas e Bromélias, no P1 da UFRRJ. O evento, organizado por Antonio Carlos Abboud, diretor do Instituto de Agronomia (IA), em parceria com o João Araújo, professor do mesmo Instituto, tem como objetivo incentivar o cultivo das plantas. Segundo Abboud, desde a primeira exposição tem se notado o aparecimento de orquidófilos na região, e a intenção é estimular cada vez mais as pessoas a aprenderem sobre as orquídeas, como cultivá-las e preservá-las. Ainda de acordo com o diretor do IA, embora as vendas sejam boas, cumpre ressaltar que todas as orquídeas da Exposição são plantas produzidas em atividades comerciais sem nenhum dano ao meio ambiente, não sendo a venda o foco principal dos organizadores. A maioria das plantas são produzidas por três orquidários aqui do estado do Rio: Orquidário Maricaense, em Maricá; Itaorchids, em Itaguaí; e Orquidário Florália, em Niterói.
A bióloga Sandra Altenburg Odebrecht, proprietária do Orquidário Florália, esteve presente na Exposição. Sandra faz parte da terceira geração de uma família de produtores de orquídeas, trabalha com as plantas desde 1979 e participa da exposição há quatro anos.
|
Os visitantes, a beleza das plantas e Lou Menezes na Exposição |
Lou Menezes, diretora do Orquidário Nacional do IBAMA e coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil, do IBAMA de Brasília, se encantou com a beleza da Universidade Rural, e disse ser um grande privilegiado o estudante que vivencia o período de estudo num lugar tão belo. Por conta de sua agenda “apertada”, essa foi a primeira vez que a pesquisadora pôde estar na Exposição. Lou, que é engenheira florestal e bióloga com habilitação em botânica e ecologia, é uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo, com vários livros publicados. Seu objetivo é divulgar e preservar as orquídeas brasileiras por meio de suas publicações. Além das pesquisas, ela também é colaboradora na emissão de selos para os Correios do Brasil com fotos e textos explicativos, profere palestras no exterior como convidada de instituições, e tem um programa de educação ambiental nas escolas voltado para crianças.
Rita de Cássia, professora do Instituto de Veterinária, veio a todas as edições da Exposição, cada ano com mais interesse. A professora se apaixonou pelas orquídeas, e fez um orquidário em sua casa com base nas recomendações dos especialistas. Hoje, tem pelo menos 10 espécies de orquídeas. Rita gostou muito da exposição, e aproveitou a oportunidade para pegar algumas dicas com a especialista Lou e o organizador do evento Antonio Carlos Abboud, que estavam por perto. A professora aproveitou, ainda, para aprofundar seus conhecimentos e se encantou com uma espécie nova de orquídea que encontrou.