ICHS: Prédio novo deve ser entregue em 31 de outubro
por Talyta Magano
Com 56% das matrículas novas efetivadas na Universidade, o ICHS é composto por treze coordenações de cursos e dez departamentos. Devido ao crescimento do Instituto, obras de melhorias e construção de novos prédios foram necessários para eliminar problemas como falta de espaço, sistema elétrico precário e demanda de laboratórios.
Segundo o Diretor do ICHS, Professor Antônio Carlos Nogueira, a reforma, desde a cabine elétrica até a compra de novos equipamentos, foi elaborada para garantir o funcionamento de todas as coordenações, com locais próprios para os professores, independente dos prédios novos. A reforma foi observada pelos alunos logo no primeiro dia letivo deste período. Já o Pavilhão de Aulas Teóricas, cuja gestão será da Pró-Reitoria de Graduação, deve ser entregue no dia 31 de outubro.
|
Pavilhão de Aulas Teóricas: liberação prevista para o final de outubro (foto deTalyta Magano) |
Os cursos ministrados durante o dia terão à disposição, logo que as obras forem concluídas, as 15 salas do térreo separadas em quatro blocos. O segundo andar e as atividades noturnas só serão liberadas a partir do primeiro semestre de 2012, quando as questões de iluminação e urbanização já estarão resolvidas.
Outro aspecto das obras ressaltado pelo professor Nogueira foi a construção dos prédios para os laboratórios, sendo que pelo menos três dizem respeito diretamente ao ICHS:
– A previsão dos laboratórios práticos está sendo negociada entre a Reitoria e a empresa responsável, para terminarem alguns prédios até março. Pelo estado atual da obra, eu não acredito que eles cumprirão até este prazo. Estamos pedindo prioridade para os do ICHS, já que os cursos estão em andamento, mas sem nenhum laboratório.
Os laboratórios práticos atenderão aos cursos de Comunicação Social, Belas Artes e Hotelaria. Além destes, há no ICHS o Laboratório de Informática, ao lado do de Comunicação, e outro na sala 17, no segundo andar do anexo 1, que contarão com máquinas mais potentes para uso geral dos alunos e eventuais aulas. A sala 7 foi definida para o Laboratório de Áudio e de Vídeo, incluindo sua reforma física. Depende apenas do projeto para que saia até março do próximo ano.
De acordo com Nogueira, todos os equipamentos solicitados são comprados sem maiores problemas, à medida que os cursos requisitam. Segundo ele, não depende apenas do orçamento do ICHS, já que há o apoio da Reitoria para “bancar” essas demandas.
As doze salas de aulas e eventuais espaços do Instituto serão mantidos. “Até porque essas 33 salas de aulas não são suficientes para nós”, conclui Nogueira.