I Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas em agosto na Rural
por Kilber Moreira e Ivana Barreto (colaboradora)
Dos dias 29 a 31 de agosto acontecerá, no auditório Paulo Freire do ICHS, sempre a partir das 13h, o I Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas: clássicos revisitados, primeiro evento promovido pelo Grupo de Pesquisa “Discursos: História, Literatura e Memorialismo em interfaces contemporâneas”. O grupo, que existe desde 2010, certificado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e registrado no CNPq, reúne pesquisadores de Letras, História e Comunicação Social, na sua maioria vinculados à UFRRJ. Conta, também, com pesquisadores de outras instituições do país.
Para o professor Cláudio Capuano, do Curso de Letras do Departamento de Letras e Comunicação (DLC), com o seminário de estudos literários, a ideia é inaugurar uma rotina de funcionamento para o grupo.
– Pretendemos realizar anualmente seminários, organizados de forma alternada, por diferentes professores do grupo, com base nas linhas de pesquisa nas quais atuam. Os temas centrais dos seminários variarão ano a ano. Clássicos revisitados é um tema bastante pertinente, por inúmeros fatores. As obras consideradas “clássicas”, para Italo Calvino, são aquelas que trabalham com temas que ecoam não apenas no imaginário coletivo, mas no individual, daí sua permanência e pertinência.
Na conferência de abertura, “A importância dos clássicos na contemporaneidade”, o evento contará com a presença de Hans Ulrich Gumbrecht, da Stanford University, também responsável pela palestra “Racine, Shakespeare e Cervantes”. O professor Gumbrecht é autor de diversos livros, dentre os quais destacamos os seguintes, traduzidos para o português: Em 1926: vivendo no limite do tempo, Modernização dos sentidos, As Funções da retórica parlamentar na Revolução Francesa e Elogio da beleza atlética.
Além de Gumbrecht, o seminário reunirá outros ilustres pesquisadores da área: Dr. Luiz Costa Lima (PUC-RJ / UERJ), Dra. Marta de Senna (FCRB), Dra. Maria do Amparo Tavares Maleval (UERJ), Dr. Luiz Montez (UFRJ). Haverá, ainda, o lançamento do livro Fernão Lopes e a retórica medieval, de Maria do Amparo Maleval.
As inscrições são gratuitas para ouvintes e participantes com apresentação de comunicação. Maiores informações no site oficial do evento.