Professoras de jornalismo da UFRRJ participam de evento na UERJ
por Kilber Moreira
O Departamento de Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), promoveram, no dia 27 de maio, o 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, que teve como tema A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do jornalismo. O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFRRJ esteve representado pelas professoras Simone Orlando, coordenadora do Curso de Jornalismo; Cristiane Venâncio e Ivana Barreto. As três participaram do GT “Ensino-Aprendizagem em Jornalismo”, que contou ainda com os relatos dos professores: Luis Carlos Bittencourt (UVA); Márcio Ferreira (UVA); Ovidio Mota (Unisuam) e Fabiana Crispino (PUC-Rio); Patrícia Maurício (PUC-Rio) e Boanerges Lopes (UFJF).
O evento teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações, experiências e metodologias de ensino e pesquisa, a partir do encontro de professores e pesquisadores de Jornalismo. Além disso, a intenção foi a elaboração de uma agenda regional para a categoria, a ser levada para o encontro nacional do FNPJ, em Uberlândia (MG), em 2012.
A programação incluiu a realização de mesas-redondas, de encontro de coordenadores de cursos de Jornalismo, de plenária do FNPJ e da apresentação de comunicações científicas e de relatos de experiências pelos professores e pesquisadores participantes. Foram seis os Grupos de Trabalho (GTs): 1) Jornalismo e Cidadania; 2) Produção Laboratorial em Jornalismo; 3) Teorias e Metodologias de Pesquisa em Jornalismo; 4) Ensino-Aprendizagem em Jornalismo; 5) Atividades de Pesquisa e Extensão; e 6) Convergência Midiática, Jornalismo e Mercado de Trabalho.
A professora Simone Orlando apresentou o trabalho “A criação de um novo curso de Jornalismo na UFRRJ: organização curricular prevista no PPC e a experiência da implementação”, relatando a experiência de criação do curso de Jornalismo na Rural; Cristiane Venâncio, com o relato “O jornalismo impresso no contexto do ensino e da aprendizagem no ambiente acadêmico”, ressaltou sua experiência de docente e editora da revista comemorativa dos 40 anos do ICHS, realizada por ela com a participação dos alunos do curso, matriculados na atividade acadêmica Laboratório de Jornalismo Impresso I; já a professora Ivana Barreto apresentou suas reflexões e experiências como docente de disciplinas ligadas à prática textual, nas diversas instituições de ensino por onde passou, destacando a importância do trabalho que hoje realiza na atividade complementar Laboratório de Práticas Digitais, coordenando o blog ICHS em Foco.