Alunos de jornalismo participam do Intercom

por Isabela Teodoro

Os alunos do curso de Jornalismo da UFRRJ, Letícia Santos, Alerrandre Barros e Mariana Dias participarão do próximo Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Intercom-Sudeste. Eles apresentarão um artigo que é fruto de um trabalho do Núcleo de Estudos em Cultura Midiática (Necom) da UFRRJ, coordenado pela professora Rejane Moreira. O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de maio, na Fecap – Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado, em São Paulo.

O grupo trabalhou durante um ano no projeto intitulado “O prazer de estar em contato – Mídia e produção de subjetividade”, que tinha como objetivo pesquisar a diferença entre a idéia de contato e conexão e a observação do tipo de vínculo social construído com as mídias digitais atualmente. Como fundamentação teórica, foram utilizados textos de Janice Caiafa, para analisar a questão da etnografia no meio digital; Paula Sibilia e seu estudo “Show do Eu”, apresentando a ideia de sociedade espetáculo e autopromoção na mídia. E, por fim, Michel Focault e os conceitos de saber, poder e discurso.

Na opinião da professora Rejane Moreira, “a grande questão foi definir o que é o contato que se dá face a face e aquele realizado através das redes sociais.”

Letícia, Mariana, Rejane e Alerrandre 
(foto de Isabela Teodoro)
Com este propósito, o Necom fez um estudo etnográfico do perfil @vouconfessarque no twitter. Foram 37 dias analisando o conteúdo postado e fazendo uma espécie de diário de bordo. A partir daí, puderam ser traçadas as características de quem acessa esta rede social. E também possível obter respostas para perguntas como: a qualidade de conexão do microblog; o tipo de linguagem utilizada? o que se confessa ali; quem confessa? O grupo concluiu que a relação estabelecida pelo individuo com aquele meio não é com outras pessoas e sim com ele mesmo. Assim, as redes sociais aproximam de uma forma fragmentada, dispersa, diferente do que ocorre no contato pessoal.


É importante destacar o cunho representativo desta participação dos alunos do ICHS, do curso de Jornalismo. Afinal, será o primeiro projeto de pesquisa apresentado pelos discentes de Comunicação Social da UFRRJ, num evento de grande porte como o Intercom-Sudeste, tendo em vista que o curso foi criado a pouco mais de um ano. O grupo está crescendo e outros projetos estão por vir.


– Estamos muito felizes já que esse foi o primeiro trabalho, ligado ao núcleo, que nós construímos – ressalta Rejane.

O Intercom tem, entre outros objetivos, apresentar os produtos elaborados em atividaddes laboratoriais. E o Necom, com sua participação, abre precedentes para que outros professores enviem seus trabalhos, como o blog ICHS em Foco, a revista dos 40 anos do Instituto, a Assessoria de Comunicação (Ascom). A ideia é que alguns desses projetos participem da Intercom nacional. Dessa forma, o Núcleo abrirá um leque amplo para divulgar o curso de Comunicação Social da UFRRJ. Segue abaixo, o link com o trabalho que será apresentado.

http://www.intercom.org.br/sis/regional/resumos/R24-0250-1.pdf

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages