— por Luciana Sá Freire
Organizado pelos programas de pós-graduação e graduação dos cursos de Ciências Sociais e História, o V Seminário Internacional da América Indígena ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório Paulo Freire (ICHS), no campus Seropédica da UFRRJ. O debate traz questões como cidadania, memória, cultura, territorialização e a participação dos negros e índios na história do Brasil, que serão divididos em meses redondas, conferências e oficinas. O evento conta também com apoio do NEPHS – Núcleo de Estudos da Política e História Social da UFRRJ, do El Colegio de Michoacán, no México e do Pró-Índio – UERJ.
O seminário faz parte de uma rede de fóruns que vêm se organizando internacionalmente desde 2006, quando ocorreu o Seminário Internacional Pueblos indígenas en América Latina, realizado na Argentina. Desde então, o assunto já foi discutido na Bolívia(2008), em Portugal (2015); no México (2014), nos Estados Unidos (2015) e em quatro edições no Brasil, pela UFRRJ, além de seminários e congressos nacionais e internacionais (ANPOCS, RBA, RAM, ANPUH; RAM, BRASA, AHILA, ICA, CIPIAL e Congresso Internacional de Etnohistória).
A programação inclui meses redondas com especialistas no tema, como a drª Mary Karasch, cujo campo de atuação é história latino-americana na Universidade de Oakland, além de conferências e oficinas.
Confira a programação: