“A Marcha da Maconha no Rio”: Alunos de Jornalismo fazem reportagem sobre o movimento

Matéria jornalística audiovisual sobre a Marcha da Maconha foi um trabalho interdisciplinar para duas matérias do curso de Jornalismo

— por Lucas Meireles

Dois alunos do curso de Jornalismo produziram, para uma disciplina, uma reportagem sobre a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro. O evento anual defende a descriminalização da cannabis em diversas parte do mundo.

Orientados pela professora Cecília Figueiredo (DLC) e Flora Daemon (DLC), a reportagem foi feita pelos alunos Igor Celso e Lucas Meireles para duas disciplinas: Telejornalismo e Comunicação e Cidadania.

A dupla gravou imagens e entrevistas na Marcha que ocorreu no dia 05 de Maio de 2018 em Ipanema. Além disso, entrevistou o vereador, membro da Frente pela Legalização da Maconha e um dos organizadores da Marcha, Renato Cinco, e a diretora executiva do grupo de Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI), Margarete Brito.

Fundada em 2013, a APEPI defende a descriminalização da Cannabis para o uso medicinal. O óleo do canabidiol, uma das substância provenientes da maconha, tem sido eficaz no tratamento de doença como a epilepsia. O trabalho da entidade resultou no documentário “Ilegal: A Vida Não Pode Esperar“.

Cobrir a Marcha da Maconha foi uma uma experiência muito enriquecedora. Porque eu tive oportunidade de ter contato com vários grupos que lutam por coisas diferentes, mas que ali na Marcha se juntam por uma coisa só. E poder falar com um dos organizadores ajudou a entender melhor as origens deste evento“, explicou o aluno Igor Celso.

Confira a reportagem completa abaixo: