Alunos de Jornalismo da UFRRJ participam da Intercom Nacional em Belém

Os ganhadores do congresso regional contam como foram suas tragetórias até a final

 

– Por Ana Beatriz Rosa

 

Giovanna Bandeira (à esquerda), seguida por Eduardo Oliveira, Raíssa Rodrigues, Juan Melo, Fafate Costa e Nicolas Teixeira.

 

Alunos do curso de Jornalismo da UFRRJ levaram trabalhos vencedores do Intercom Sudeste, realizado em Vitória (ES), para o Intercom Nacional. O Congresso aconteceu entre os dias 2 e 7 de setembro na Universidade Federal do Pará e o tema desse ano foi ‘Fluxos comunicacionais e a crise da democracia’.

Os trabalhos lá apresentados foram os radiodocumentários ‘Muito tiro, pouca aula’, produzido por Nicolas Teixeira, Raíssa Rodrigues e Juan Melo; ‘Dia de roda: o rap como resistência’, de Giovanna Bandeira, Kaliel Barbosa e Alex William Rosa; e o artigo voltado para o projeto de extensão em aulas de rádio de Eduardo Oliveira.

Muito tiro, pouca aula

Nicolas Teixeira, Juan Melo e Raíssa Rodrigues com o prêmio Expocom.

O aluno de Jornalismo Juan Melo revela que a escolha da pauta se deu após o grupo perceber que o confronto armado não só determina o dia sem escola da criança, como também existem consequências dessa triste realidade. Segundo ele, depois de realizada uma pesquisa, notaram um dado que chamou a atenção: um aluno da Maré perde 2,5 anos de aula dos 14 anos do ensino básico. “Essas crianças já têm diversos direitos violados e a educação é mais um”, ressalta Juan.

Após apuração e levantamento de dados, os estudantes se deram conta de que a mídia não tratava dos dias posteriores aos tiroteios e às aulas canceladas. Enquanto faziam a pesquisa, entrevistaram um total de dez fontes: especialistas, moradores, alunos e uma professora, num período de dois meses.

Contudo, como ressalta Juan, o grupo encontrou maior dificuldade na parte técnica.”Não temos um estúdio de gravação ou edição na faculdade, então precisamos fazer tudo de forma um pouco improvisada”. Precisamos realizar a gravação duas vezes porque o som não ficou bom de primeira. Na edição, inclusive, utilizamos um programa grátis”, lembra.

Apesar das dificuldades na produção, ‘Muito tiro, pouca aula’ ganhou os prêmios de melhor radiodocumentário e grande reportagem em áudio. Os alunos, recompensados, puderam levar o troféu para casa. “Embora não tenhamos um estúdio de gravação, edição e tudo o mais, conseguimos produzir o melhor radiodocumentário do Brasil! Isso mostra o quanto nosso curso luta e é resistente diante de todas as dificuldades”, finaliza.

Clique aqui para ouvir o trabalho.

Dia de roda: o rap como resistência

Alex William Rosa e Giovanna Bandeira durante a apresentação de ‘Dia de roda: o rap como resistência’.

Segundo Kaliel Barbosa, a escolha do tema do seu grupo se relacionou mais diretamente com ele próprio, que sempre foi envolvido com música. Ele vislumbrava algo que o agradasse não só como jornalista, mas também como pessoa. Kaliel ressalta, ainda, que o meio do hip hop estava sofrendo muitos embargos da prefeitura e a intenção do trio foi conscientizar as pessoas do que estava acontecendo.

Os obstáculos, no entanto, foram a mobilidade e encaixar situações oportunas para documentar dentro do prazo de entrega do trabalho. “Tivemos sorte de estarmos presentes num momento importante da roda de Vila Isabel. Se fizéssemos a matéria um mês antes, não seria possível porque ela estava embargada”, explica Kaliel. No aniversário de sete anos da roda, por exemplo, eles levaram quatro horas e meia até lá. “Se tivéssemos saído de casa um pouco mais tarde, não teríamos conseguido chegar a tempo do evento”, afirma Giovanna.

Para realizarem uma entrevista no gabinete, os alunos revelam que juntaram dinheiro para apenas um deles ir, pois o preço da passagem para os três ficaria muito acima do orçamento. Uma das fontes, Giovanna conseguiu achar por acaso num congresso em São Paulo e aproveitou a oportunidade para entrevistá-la. Ela conta que pensou rapidamente em duas perguntas e as duas respostas da MC Meire D’Origem acabaram entrando no trabalho.

Para o Intercom Nacional, Giovanna lembra que o trio se preparou no sentido de fazer uma boa apresentação, incluindo uma rima feita pelo aluno Alex William Rosa na introdução. Kaliel revela que o intuito nunca foi ganhar prêmio e o grupo não esperava que o trabalho fosse tão longe. “É uma produção totalmente fora do padrão, completamente laboratorial, não é um radiodocumentário comum”, explica.

Clique aqui para ouvir o trabalho.

 

Eduardo Oliveira durante apresentação do artigo ‘Rádio como instrumento de educação: O projeto Rádio CAC – ondas sonoras na Baixada Fluminense como exercício de cidadania’.

 

O projeto de extensão no qual o trabalho “Rádio CAC – Ondas sonoras na Baixada Fluminense” se baseou teve início em 2017, num CIEP do Km 49, e mostrava como os alunos poderiam utilizar a comunicação como um benefício.

Eduardo conta que na experiência no CIEP houve um pouco mais de liberdade, chegando os envolvidos, inclusive, a promoverem debates sobre o fim ou não do veículo rádio. Ao final da experiência, puderam elaborar produtos que

Todos reunidos no Congresso Nacional Intercom, em Belém.

consistiam em pequenas notas de rádio. Sobre seu artigo, fala da importância da comunicação e como ela pode mudar e efetivamente ser um instrumento da cidadania num determinado ambiente.

“A experiência de Belém foi fantástica! Vi vários projetos bacanas além do meu e ainda pude prestigiar os amigos da Expocom. É algo ímpar!”, conclui Eduardo. Devido à inserção nesse projeto, revela que pensa numa pós ou especialização voltada para educação e comunicação.

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Jardim Gramacho: reportagem denuncia descaso com moradores

    Radiodocumentário feito por alunas de jornalismo ganha prêmio em congresso regional

    Alunos de Jornalismo vencem Prêmio SET de Melhor Telejornal Universitário

    Estudante de Ciências Sociais ganha prêmio de melhor tese de doutorado em Sociologia Rural

    “Não temos equipamentos, mas temos disposição”: Jornalismo da Rural marca recorde em congresso e fatura dois prêmios