Alunos de jornalismo em atividade de greve conhecem redações
por João Pedro Araujo Nunes
|
por Cristiane Venâncio |
Na última sexta-feira, 1º, alunos do terceiro período de Comunicação Social – habilitação Jornalismo, da UFRRJ, visitaram as redações dos jornais Extra e O Globo. E conheceram, também, as instalações da Rádio MEC. O programa foi agendado pelos alunos juntamente com a professora adjunta de Jornalismo Impresso II da Rural, Cristiane Venâncio, durante a atividade de greve, que está acontecendo todas as terças-feiras, a partir das 18h, no laboratório II do ICHS.
A visita começou na redação do Extra, apresentada pela própria docente, que trabalhou no veículo por muitos anos até iniciar a carreira acadêmica. Os estudantes conheceram todas as editorias e a redação do jornal popular Expresso, localizada numa salinha dentro do Extra. Também puderam observar os jornalistas em ação, e conversaram com o chefe de reportagem da editoria Cidade, Luciano Garrido. Em meio a muitos telefonemas e chamados, Luciano fez questão de atender os futuros focas. Ele explicou todo o processo de produção de notícias, reportagens, e em seguida respondeu as perguntas feitas pelos universitários.
Após a conversa, os alunos atravessaram a passarela que liga os prédios dos jornais, conhecida como “linha vermelha”, e passaram rapidamente pela redação de O Globo, tempo suficiente para se encantarem e ficarem impressionados com a estrutura, além de terem uma visão da realidade daquilo que é mostrado em sala de aula.
Rádio MEC
O dia de visitas continuou. Os estudantes se dirigiram à Rádio MEC, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação – EBC.
|
Dáurea Gramático por Phelype Gonçalves |
Os alunos foram guiados pela estagiária da rádio, Paula Farias, que explicou um pouco sobre sua história e mostrou as instalações: setor de produção, de jornalismo, os estúdios, a discoteca, acervo de vinis e a sala de pesquisa.
Um dos vários estúdios da rádio chamou a atenção: o Estúdio Sinfônico. Ele é o maior da América Latina e sempre recebe músicos eruditos para os programas da MEC FM, que tem sua programação baseada em música clássica.
No setor de jornalismo, num encontro com a repórter da rádio, Dáurea Gramático, os alunos foram incentivados a se direcionarem para esse meio, que segundo ela é algo incrível e não merece passar pelo questionamento se irá acabar ou não a cada surgimento de novas tecnologias. A jornalista ainda destacou o aspecto de que o rádio é responsável por um milhão de empregos diretos no Brasil.