Alunos de jornalismo visitam redações de veículos impressos

por Laiz Carvalho

No dia 27 de junho, alunos do terceiro período do curso de Jornalismo da UFRRJ visitaram as redações dos jornais Extra, O Globo e O Dia, evento organizado pela professora de Jornalismo Impresso II, Cristiane Venâncio, que trabalhou no primeiro veículo antes de iniciar a carreira docente.
Grupo de alunos no jornal Extra
Foto:  Cristiane Venâncio
Na visita ao Extra, os estudantes conheceram as editorias do jornal e a redação do popular Expresso. Em seguida, atravessando a “Linha Vermelha”, pequena passarela que faz a ligação entre os prédios do Extra e de O Globo, todos estiveram nas dependências daquele que é considerado o maior impresso das Organizações Globo e puderam observar como é corrido o dia a dia da profissão. Lá, Ana Cláudia Guimarães, jornalista da coluna de Ancelmo Gois, explicou aos futuros jornalistas o processo de seleção para estagiários, realizado a partir de uma prova.
Ainda em O Globo, o grupo conheceu o fotógrafo Reginaldo Pimenta, parceiro da Agência Globo, que acabava de chegar com uma foto feita por acaso enquanto voltava da cobertura de uma pauta. A foto era de usuários de crack nas proximidades da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Reginaldo relatou algumas situações inusitadas que já passou como fotógrafo e deu dicas de como agir nesses momentos. Assim como ele, Jorge William, também fotógrafo da Agência, chegava com fotos do treino do Vasco e explicou como funciona o processo. Segundo ele, as fotos vão para a página da própria Agência e lá são “baixadas” pelos editores tanto de O Globo como do Extra. Os fotógrafos ganham uma comissão sobre o material escolhido.
Grupo na redação de O Dia
Após o almoço, os alunos se dirigiram até a Cidade Nova para a redação do jornal O Dia, onde foram carinhosamente recebidos pelo Superintendente de Negócios Digitais do Grupo O Dia de Comunicação, Henrique Freitas. Em uma sala de reunião, Henrique conversou com os estudantes e contou sua trajetória profissional no veículo. Lembrou também os anos de repórter em O Globo e de subeditor no impresso Extra. Henrique falou sobre a repercussão do jornal popular Meia Hora, do qual é editor, e destacou a história de algumas capas, que tiveram grande visibilidade nas redes sociais.
Como um bom anfitrião, o jornalista levou o grupo para conhecer todas as editorias de O Dia, incluindo a redação do Meia Hora, onde os alunos tiraram fotos para a FanPage do tablóide no Facebook.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages