As expectativas para a Comunicar
por Isabella Oreiro (colaboradora)
A Comunicar começará amanhã e com ela vem um marco para o curso de Jornalismo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): é primeira semana acadêmica do curso, criado há pouco menos de dois anos.
O evento vai debater temas de interesse dos alunos, com foco no mercado de trabalho, que gera muita ansiedade para os estudantes, principalmente depois da não obrigatoriedade do diploma. Em meio a tantas dúvidas, a proposta é levantar a questão da queda do diploma, que por sinal deverá ser bem acalorada. Os temas abordados na Comunicar serão as confluências do impresso e internet no jornalismo diário, rádio e tv, reportagem cinematográfica e fotojornalismo, assessoria de comunicação: cenário corporativo e empreendedorismo.
Com a proximidade da Semana, fomos ouvir quem está participando da sua organização para saber quais são as principais expectativas, como imaginam que será o encontro e o que preparam para os alunos da Universidade e alunos e professores de outras instituições de ensino do Rio.
Segundo a professora Simone Orlando, coordenadora do curso, a Semana é reflexo de muito planejamento e trabalho em equipe. Ela ressalta:
– Estou muito animada com o evento, assim como toda a equipe de professores e alunos do curso. É muito especial para todos nós a I Semana de Comunicação de um curso recém-criado na UFRRJ. O tema me parece o de maior interesse no momento: pensar mercado de jornalismo na conjuntura contemporânea. Meu desejo é que todos os estudantes de jornalismo no Brasil pudessem estar conosco para ouvir esta galera de peso.
Para Douglas Maços, aluno do 4º período, da comissão organizadora:
– Minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que o evento entrará para a história do curso, pois além de ser o primeiro está sendo organizado da melhor maneira possível e debaterá um tema muito interessante: o mercado de jornalismo. Espero que este tema desenvolva debates entre os alunos e palestrantes e que, ao final, todas as dúvidas sejam sanadas.
Outro aluno da comissão organizadora bastante mobilizado é Yuri Neri, do segundo período:
– Nós achamos certa dificuldade para definir o tema da semana, pois deveria ser algo relevante e que ajudasse a “abrir” a mente dos alunos. Por isso, optamos por abordar as várias áreas. Tivemos a preocupação em trazer acadêmicos, que trabalham diretamente com o aluno e também profissionais de mercado. Buscamos pessoas que agreguem, tenham algo para transmitir, que contribuam com os alunos. A expectativa é de que todos gostem, um vez que traremos bons profissionais. Esperamos que venham pessoas de fora da Universidade, porém, o foco é o aluno do curso. E esperamos também que haja a participação de todos, inclusive de outros cursos da UFRRJ. Resolvemos abrir a Semana com a queda do diploma, um assunto extremamente relevante e polêmico.