Aula de Ritmos Latinos une técnicos, alunos e docentes no ICHS

Projeto do PET Dimensões da Linguagem traz movimentação ao pátio do ICHS

O PET Dimensões da Linguagem em parceria com a direção do ICHS começou a desenvolver, nos dias 19 e 26/10, aulas abertas de Ritmos Latinos para a comunidade do ICHS, das 17h às 18h, no pátio do ICHS, entre a recepção do prédio e a cantina.

As  professores de dança e alunas de Educação Física da UFRRJ, Rayla Santos e Vanessa Marília, são as responsáveis por tocar a atividade e haverá mais música latina, no mesmo horário, para os dias 09, 23 e 30/11.

Fotos: Gabriely Pereira

A ideia da atividade, de acordo com a tutora do PET Dimensões da Linguagem, professora Simone Orlando,  é promover principalmente a integração entre os membros da comunidade, professores, técnicos e alunos.

“Tanto a dança como a música são instrumento de união e comunhão entre as pessoas, entre os povos. Precisamos usar o espaço da universidade para não só produzir pensamento, mas para produzir alegria, divertimento, equidade, arte, cultura, outras formas de sociabilidade, inclusive”, define a docente.

Simone ainda explica que a escolha de ritmos latinos teve relação com elementos que compõem a cultura pop contemporânea. “Entendo que a decisão de nosso grupo por optar em desenvolver atividades corporais com esses ritmos tenha sido certeira, na promoção da ideia de integração. Somos latinos e temos, na musicalidade pop e corporeidade atuais,  vestígios da salsa, rumba, maxixe, salsa, zouk, entre outros ritmos, pautados na alegria e vivacidade”, contextualiza.

Para a diretora do ICHS, Maria do Rosário Roxo, que tem participado dos dois primeiros encontros, a proposta é altamente integradora. Ela avalia que esses encontros como outras atividades precisam acontecer com mais regularidade.”São atividades como essas que trazem outro dinamismo à rede de convivências de nosso instituto. Estou amando a iniciativa do PET e penso que, quanto mais ocupamos os espaços coletivos (de passagem) do ICHS  com arte e cultura mais nos tornamos integrados”, avalia.