Aula inaugural de Letras discute a importância da poesia



Os professores Eduardo da Cruz, Roberto Bozzetti, Rívia Fonseca
António Carlos Cortez e Christian Dutilleux

Por Igor Medeiros

Na última quarta- feira (25), veteranos, novatos e professores de Letras lotaram o Auditório do PAT para a aula inaugural do curso. A reunião foi aberta pelos docentes Eduardo da Cruz e Rívia Fonseca, apresentando o professor convidado António Carlos Cortez.
 
 A palestra deu luz aos novos rumos da poesia e à sua importância no meio acadêmico. Para Cortez  que, além de professor, também é autor e colaborador de jornais e revistas, o contato com a literatura poética deve ocorrer tanto na área de exatas, como na de humanas. Caso contrário, corre risco dos estudantes ignorarem obras de grandes poetas, desconhecendo todo trabalho realizado.
 
– Qualquer aluno que esteja habilitado para interpretar linguagem poética, estará libertado para interpretar qual linguagem for. Pode ser um laboratório de ciências ou uma equação de terceiro grau, sempre terá o domínio técnico da leitura – complementou António Cortez.

O caráter humanista da literatura também foi destacado pelo professor. Ele explicou que as metáforas poéticas, por exemplo, perdem parte da sensibilidade ao serem explicadas didaticamente. Isso porque a análise crítica, de acordo com Cortez, acaba ficando de lado.

O palestrante citou, ainda, artistas brasileiros para exemplificar metáforas poéticas.  Músicas de Cazuza e Caetano Veloso foram lembradas e, para finalizar, António Cortez cantou “Há Tempos”, clássico da Legião Urbana, sendo aplaudido por todos.

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages