Boas-vindas aos calouros com muita diversão e informação

por Talyta Magano

A Semana de Integração do Curso de Jornalismo continuou, nos dias 7 e 8 da semana passada, com muita diversão e informação, tanto para calouros como para veteranos. Dinâmicas foram realizadas durante dois dias com a intenção de ajudar os novos alunos a conhecerem melhor a Universidade e a se integrarem de fato ao novo ambiente.


O primeiro dia de “brincadeiras” foi de muita correria. Os alunos se dividiram em dois grupos e o objetivo era encontrar pistas que os levariam aos principais locais do campus, como o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca. Já o segundo dia foi mais voltado para ambientar os calouros com o curso. Divididos em duplas, eles deveriam fazer uma reportagem de tema livre, com duração máxima de um minuto, o que gerou muitas risadas. Os calouros entraram no clima jornalístico e realizaram matérias de temas polêmicos, como o aumento do preço das barcas.

– A integração foi ótima para conhecer outros alunos. Vou poder falar sempre que me diverti muito na primeira semana. Para mim, valeu a pena” – contou a caloura Tayná Sotto.

Cleiton Bezerra, também calouro do curso, teve mesma opinião:

– Estudei no Colégio Técnico da Rural (CTUR) e lá igualmente passei por momentos parecidos. Foi muito bom para nossa convivência. Vou sempre incentivar essa prática”.

Alunas posam para foto antes do início da palestra

Após toda essa diversão, os calouros foram recebidos pela Coordenadora do Curso, professora Simone Orlando e pela Vice-Coordenadora, professora Rejane Moreira, na última quinta-feira. O objetivo foi esclarecer dúvidas e explicar melhor o andamento do curso. A palestra da coordenação teve início com um cordel apresentado pela aluna Raize Souza, 3º período, e seguiu com um debate sobre as novas diretrizes da grade curricular e suas implicações acadêmicas.


– A nova grade é um mix de formação humanitária, técnica e especialidade – afirmou Simone Orlando.

Foi ressaltado, no encontro, que o colegiado propõe, desde o início, a construção do curso de forma democrática, levando os formandos, no final, a pensar, fazer e entender jornalismo. Por isso, Rejane Moreira chamou os alunos para o curso: “Participem intimamente de tudo aqui”.

Para encerrar, uma interpretação de “Lanterna dos Afogados”, de Herbert Vianna, com Naysa Moraes e Marcos Florentino, ambos do 3º período.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages