Brasil e Canadá abrem inscrições para projetos conjuntos de pesquisa

Por Letícia Dias
O intercâmbio entre países é uma forma de adquirir qualificação e experiências profissionais. Essa oportunidade de aprendizagem é propícia, principalmente, para a elaboração de projetos de pesquisa. Cada vez mais, trabalhos desse gênero têm ganhado notoriedade e atribuído diferencial a qualquer área de formação acadêmica. Por isso, esse caminho é de interesse de docentes e pesquisadores de todas as universidades brasileiras, inclusive da UFRRJ, que possui muitos professores voltados para parcerias internacionais. Nesse mês, a Embaixada do Canadá divulgou uma notícia que pode agradar muitos docentes do Brasil:

“Os pesquisadores brasileiros já podem se inscrever no programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa, oferecido pela parceria de intercâmbio científico entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá). Os interessados têm até o dia 30 de abril para submeter os projetos para análise.

O Programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa tem por objetivo promover as parcerias universitárias entre o Canadá e o Brasil, o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior e intensificar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece subsídios para a realização de missões de trabalho pelos líderes de projeto e bolsas de estudo para doutorandos, fomentando a cooperação universitária e a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros no Canadá e de estudantes canadenses no Brasil.

Os pesquisadores selecionados pelo Programa CAPES-DFATD deverão iniciar suas atividades a partir de outubro deste ano, sendo que cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Os pesquisadores brasileiros encontrarão no Canadá um ambiente estimulante e ideal para o desenvolvimento da pesquisa, um dos principais fatores da formação pós-secundária canadense. Além disso, o Canadá realiza mais investimentos em educação do que qualquer outro país do G8 per capita. Segundo dados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), somente em 2012, 38% das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento ocorreram nas universidades.

A educação é um dos pilares da política externa canadense no Brasil. Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, os projetos conjuntos de pesquisa têm contribuído fortemente para estreitar as relações bilaterais. “Apoiar nossos pesquisadores e instituições, bem como a mobilidade de brasileiros e canadenses, está abrindo portas para crescente aproximação entre os dois países”, afirma o Embaixador.

Informações sobre o processo de inscrição no Programa CAPES-DFATD:

No Brasil
No Canadá
Embaixada do Canada
Government of Canada | Gouvernement du Canada”


  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages