Calouros e veteranos recepcionados na Rural

por Kilber Moreira

A Semana de Integração entre os alunos veteranos e os calouros da UFRRJ teve início na última segunda, 5, no Auditório Gustavo Dutra. A solenidade da aula inaugural foi conduzida pelo reitor Ricardo Miranda. Na mesa de boas-vindas aos alunos do período 2012.1 estavam também a pró-reitora de Graduação Nídia Majerowicz, o pró-reitor de Assuntos Estudantis Carlos Massard, os alunos representantes do DCE, Fernando Czar (Geologia) e Pollyana Lopes (Jornalismo), e o ilustre convidado José Geraldo de Souza Junior, reitor da Universidade de Brasília (UnB).
– Quem passa pela Rural leva o DNA da Universidade consigo. O ambiente social e acadêmico é comum a todos, formando profissionais exemplares, que ocupam vagas no mercado de forma cada vez mais crescente – afirmou o reitor em seu discurso inicial.
Na cerimônia estavam presentes os coordenadores da maioria dos cursos de graduação do campus Seropédica, entre eles, as professoras Simone Orlando, responsável pela direção do curso de Jornalismo, e Rejane Moreira, vice-coordenadora.
– A cada semestre e a cada ano ficamos muito alegres por termos mais pessoas se incorporando a nossa nação da comunicação, não apenas alunos como professores novos. Queria dar boas-vindas e me colocar à disposição, esperando ver vocês maturarem como universitários, seres em construção dentro da universidade.
Simone Orlando apresenta o corpo docente aos alunos
A programação específica do curso de Comunicação Social continuou no dia seguinte, com a apresentação do corpo docente aos calouros. Na ocasião, que também contou com a participação dos alunos do terceiro e quinto períodos, os dois recém contratados professores do curso se incorporaram aos demais docentes e debateram o papel das mídias na imprensa. O professor de radiojornalismo João Paulo Malerba e Patrícia D’Abreu, docente de telejornalismo, fizeram pontuais e importantes esclarecimentos sobre o atual panorama da comunicação.
João Malerba destaca a função social do jornalista
– É uma honra estar participando da construção dessa família de comunicação da UFRRJ. O curso de Jornalismo está sendo repensado nesse momento. No rádio, é preciso trabalhar a imaginação o tempo todo, o que torna esse veículo tão fascinante. Nossa função social, seja na televisão, no rádio ou no impresso, requer uma responsabilidade maior, de representação da sociedade – afirmou Malerba.
Ele também destacou a empolgação dos alunos de Jornalismo da Rural e a importância do entrosamento entre todos os participantes do curso para a condução das disciplinas práticas. Falou, ainda, da sua experiência com rádios comunitárias e do papel fundamental que elas assumem no cenário da comunicação no Brasil.
Patrícia D’Abreu ressalta aspectos da comunicação audiovisual
Já a professora D’Abreu ressaltou os aspectos importantes da comunicação audiovisual inerentes à imprensa televisa e respondeu ao questionamento de um dos alunos sobre a necessidade do diploma de jornalista.
A apresentação musical do aluno do 5º período, Tico de Almeida, encerrou a programação da noite. A Semana de Integração, objetivando ambientar os calouros à Universidade, prossegue até sexta feira e o curso de Jornalismo programou várias atividades.

Confira

Quarta – 7/03 – 16h – Dinâmica (Sala 18 do Anexo II – ICHS)

Quinta – 8/03 – 16h – Dinâmica (Sala 20 do Anexo II – ICHS); 18h – Palestra (Sala 22 do Anexo II – ICHS)
Sexta – 9/03 – 18h – Filme (Sala 22 do Anexo II)

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages