— por Lucas Meireles
Um grupo de alunos do curso de Jornalismo produziu, em uma proposta transdisciplinar, a reportagem “CASA NEM: um teto para a diversidade”. O texto aborda o lar para pessoas em situação de vulnerabilidade social e preconceito, em particular transexuais.
Orientados pela professora Tatiana Lima (DLC), o grupo formado pelos estudantes Alex William Rosa, João Gabriel Castro e Thamires Melo produziu a reportagem para a disciplina Redação Jornalística II.
Fundada em 2016 a partir de uma ocupação, a Casa NEM fica localizada no bairro da Lapa. O local foi inspirado no projeto estadunidense Casa STAR, um importante abrigo para homossexuais e transexuais desabrigados em Nova Iorque a partir da década de 1970. Além de ser um lar, a Casa Nem funciona como geradora de oportunidades. O espaço também possui cursos técnicos e um preparatório para o ENEM.
“Formamos um grupo em sua maioria de pessoas LGBTs que conheciam um pouco do que a Casa Nem representava e estávamos no mês do orgulho LGBT. Então aproveitamos para fazer algo relacionado à causa. A vontade de conhecer aquele lugar e tentar fazer com que outras pessoas conhecessem e quisessem ajudar foi o que moveu nosso grupo”, disse a aluna Thamires Melo.
Confira a reportagem completa no link: “Casa NEM: Um teto para a diversidade“
Jardim Gramacho: reportagem denuncia descaso com moradores
“O Cotidiano nos Trilhos”: Reportagem sobre o bondinho de Santa Teresa
“Resistência e Saudade”: reportagem indica que Feira de São Cristóvão tem futuro incerto