“Cuidado Poema”: uma manifestação artística no ICHS

Intervenção do curso de História levanta a curiosidade de quem passa pelo Instituto — por Rayane Soares

O ICHS recebe a instalação performática “CUIDADO POEMA”, de 31 de maio a 14 de junho, produto do Projeto “Tríptico Germinante”, coordenado pelo docente Alexandre Martins Vianna, do departamento de História e Relações Internacionais (DHRI). A proposta investiga e sugere formas de alcançar o letramento histórico por meio da convergência das expressões e modos comunicativos de diferentes linguagens artísticas, verbais e não-verbais, em ambientes escolares e não-escolares, acadêmicos e não-acadêmicos.

Exposta no corredor do ICHS, a instalação “CUIDADO POEMA” é a primeira manifestação do projeto. Com curadoria dos alunos do curso de História, Carla Andressa, Gabriel Folena e Gabriela Rosa,  e desenvolvido em disciplinas optativas da graduação, qualquer um que passe pelos corredores nota a presença dos objetos e poemas exibidos como lustres e penduricalhos no meio do corredor (fotos por Rayane Soares).

“É condição para qualquer processo de letramento em arte a exposição ao seu código. Só o tempo poderá dizer se as pessoas que transitam no ICHS vão se tocar, mais do que se chocar, com os processos-poema instalados”, explica Vianna.

Maria do Rosário Roxo, diretora do ICHS, reforçou a dificuldade de percebemos o poema no nosso dia a dia, em nossas próprias vidas, e a performática deixa um convite a vivê-las.

Uma das formas de interação dos alunos com “Cuidado Poema” foram os posts nas redes sociais. (Foto: Olivia Kerhsbaumer/Instagram).

A exposição caiu no gosto dos alunos, que aproveitaram as redes sócias para compartilhar essa experiência . Uma dessas discentes foi a estudante do 7º período de Jornalismo, Olivia Kerhsbaumer que postou uma foto em seu perfil do Instagram com legenda “Cuidado nada”, fazendo referência à mensagem gravada no chão, “Cuidado Poema”.

“Eu achei muito interessante a forma como eles fizeram para chamar atenção para os poemas, tanto para quem não gosta ou não entende do assunto e para quem gosta como eu”, comentou a estudante.

Para vivê-las, basta seguir as indicações marcadas em torno do Instituto. Poeme-se!