Curso de Filosofia recebe professor da UFMG

por Heloisa Facin e Talyta Magano
Com o tema As Relações Perigosas: Mito, Poesia e Filosofia, o professor Jacynto Lins Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Letras Clássicas, abordou a temática da mentira e verdade nas poesias da Grécia antiga, na aula inaugural do curso de Filosofia. O evento aconteceu no último dia 26, no Salão Azul, P1.
foto de Heloisa Facin
O palestrante destacou que alguns aspectos podem ser pensados quando a temática diz respeito aos poetas gregos, como tornar pseudos (mentiras) e verdades máximas como problema.
– “Não se pode dar fé aos poetas, pois eles têm a intenção de embelezá-las [poesias]”.
Para Brandão, só é possível defender um discurso se existem discursos oponentes, ou seja, só identificamos a mentira a partir da existência da verdade, assim como criticamos aquilo que é objeto da nossa admiração.
Segundo o professor Pedro Hussak, coordenador do curso de Filosofia, foi uma honra a presença do filósofo da UFMG:
– A palestra do prof. Jacynto Lins Brandão ultrapassa o interesse da filosofia, pois trata-se de um professor altamente reconhecido por seus estudos no campo da literatura e do helenismo de modo geral. Tendo sido vice-reitor da UFMG, uma das universidades mais prestigiosas do país, o Prof. Jacynto tem um grande reconhecimento no meio acadêmico e fora dele por sua vasta produção, configurando-se como uma grande horna para a UFRRJ poder recebê-lo.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages