Dia de superação e troca na Comunicar
por Juliana Poiares
|
Alunos assistem apresentação na Comunicar |
|
O terceiro dia da Comunicar! foi marcado por uma sequência de imprevistos e muita perspicácia. Embora o palestrante da noite, que trataria do tema “Jornalismo Ambiental”, tenha cancelado sua presença, o auditório Paulo Freire, em resposta, se tornou um espaço de compartilhamento de práticas e atividades realizadas por alunos do curso de Jornalismo. Desse modo, o que seria um momento de aprendizado “professor-aluno” foi transformado em uma rica troca de experiências.
A aluna Letícia Dias, do segundo período, abriu a noite com um número de voz e violão, atraindo a atenção e também os aplausos de todos os colegas presentes. Após a apresentação, os presentes ouviram o aluno André, do quarto período de Jornalismo da UFF, que apresentou o jornal laboratorial O Casarão, do qual faz parte da equipe.
O estudante pontuou uma série de dificuldades e desafios presentes na trajetória de um jornal de tiragem trimestral e contou também um pouco da história de como este projeto foi criado e desenvolvido. Segundo André, a iniciativa para a criação do impresso foi dos próprios alunos e só depois de algumas edições ele se tornou, de fato, um laboratório e uma disciplina orientada por docentes.
– As dificuldades são poucas perto de tudo o que a gente aprende e apreende nessa troca de experiências.
Os participantes também puderam prestigiar mais cinco trabalhos dos alunos do curso de Jornalismo da Rural, dentre eles produções de rádio e televisão. As apresentações tiveram um tempo relativamente reduzido, mas levaram a perguntas e respostas que ampliaram o diálogo entre os presentes.
Por fim, apesar das dificuldades, a comissão e os discentes do curso de Jornalismo da UFRRJ mostraram que são capazes de promover uma bela abordagem dos desafios do fazer jornalístico atual.