Do mercado à academia, um novo olhar sobre o marketing na universidade

Professora e coordenadora da disciplina de Marketing Digital do ICSA, Flávia Galindo é também vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

— por Anette Araujo

Ao entrar na universidade como estudante de administração, aos 18 anos, Flávia logo começou a estagiar e trabalhar no mercado, construindo assim uma ampla vivência mercadológica. Atuou em diversas empresas no setor de marketing. Fez pós-graduação em Propaganda e  Marketing, na ESPM, com ênfase em comunicação, e começou a ser chamada para dar aulas em faculdades particulares.

Flávia relata que sempre teve interesse em dar aulas e sempre sonhou em trabalhar na área de pesquisa científica. Em 2005, sentiu-se pronta para abrir mão de comodismos e investir na sua carreira como pesquisadora; entrando no mestrado em 2007 e doutorado logo em seguida. Após o término da formação, a então doutora prestou uma prova da UFRRJ, entrando assim para o corpo docente da universidade, primeiramente como professora substituta em 2009 e em 2010 como professora adjunta.

“Sou muito feliz onde eu estou, ainda que tenhamos imensos desafios a serem superados. Gosto muito da UFRRJ, essa casa que me acolheu. Gosto de estar onde estou, tenho prazer em conversar com alunos e meus pares, construir pontes com professores da universidade e de outros Estados. É um ambiente onde me sinto muito satisfeita”, conta Flávia.

Durante seu mestrado, buscou entender o fenômeno do caos aéreo e o motivo dos consumidores estarem sendo tão maltratados, já que sua experiência no mercado lhe havia mostrado que eles deveriam ser sempre a prioridade das empresas. Dessa forma, começa a pensar  em empresas e mercados a partir das perspectivas de consumo.

Hoje integra o Grupo de Estudos de Consumo, coordenado pelas professoras Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) e Livia Barbosa (PUC-Rio) e lidera também um grupo de pesquisa nomeado “Consumo e Sociologia do Marketing”. Este último  foi criado há pouco tempo e se encontra em fase inicial, mas tem como objetivo situar os estudos do consumo no campo do marketing e da administração de uma maneira mais específica. Pensando em administração como uma área interdisciplinar, esse grupo de pesquisa traz a reflexão definida por Flávia “Os especialistas de marketing e publicidade são intermediários culturais que conectam o mundo da produção ao mundo do consumo. Produzem categorias sociais que fundamentam esse repertório cultural que é compartilhado pelos atores de mercado”.

Flávia acrescenta que esses grupos de pesquisa a ajudam a refletir e contribuem muito para suas aulas, sejam na graduação ou na pós. “Esses projetos de pesquisa se assentam em uma formulação de uma sociologia de marketing com uma abordagem conceitual e que relaciona práticas e significados da vida humana as ações que são feitas por organizações produtivas, sejam públicas ou privadas.”

Atualmente, o grupo estuda três frentes: Sociologia Econômica, Estudos Culturais do Consumo (divididos em Consume Culture Theory e Tranformative Consumer Research) e Macromarketing, que busca pensar o marketing além das funções gerenciais, situando-o em uma questão mais ampla para pensar sustentabilidade e seus impactos sociais. Essas três frentes atuam juntas em regime de complementaridade.

“Nós reconhecemos que tem muita interdisciplinaridade no marketing. Situamos o consumo dentro desse campo e criamos pontes pra pensar essas dimensões culturais, sociais e políticas que são inerentes pra pensar mercados e produtos” aponta Flávia.

“A gente não tem mais que ficar somente amarrado às tarefas gerenciais administrativas. Temos que pensar no papel do marketing, nas conexões micros e macro sociais que se estabelecem entre consumidores, mercados organizações, sociedade. O programa de estudos do marketing tem que ir muito além dessas tarefas que já são consagradas e que são muito reducionistas. A gente tem que pensar de uma forma mais ampla e estratégica sobre mercados, segmentação, posicionamento, uma gestão do composto de marketing que vai pra além de produto, praça, preço, promoção. A gente está falando em discutir mesmo criação, estruturação e reorganização de mercados”, incentiva.

Atualmente, Flávia está orientando alunos de graduação e pós-graduação nos seguintes temas: 1) Planejamento de Comunicação para organizações públicas; 2) Significados do consumo de produtos domésticos no subúrbio do Rio de Janeiro; 3) Processos e significados do consumo infantil na Baixada Fluminense; 4) Inteligência Artificial no Pré-Atendimento do Suporte Técnico em Tecnologia da Informação através de Chatbots. Ela acredita estar desconstruindo aos poucos essa ideia de marketing como ferramenta de manipulação. 

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