Documentário sobre inflação brasileira é “gatilho” para debate

por Daline Gerber

Professores Rosana Curzel e Alexandre Freitas durante o debate. 

Organizado pelo Daeco (Diretório Acadêmico de Economia), o cinedebate sobre a inflação brasileira arrebatou discussões e reflexões a respeito do processo de emancipação e distribuição de renda no Brasil.


No último dia 5, às 13h30, cerca de 70 pessoas se reuniram no auditório Paulo Freire -ICHS e assistiram ao documentário “O Brasil deu certo. E agora?”.

 O filme, com  duração de 70 minutos, direção de Louise Sottomaior e argumento do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, apresenta depoimentos de figuras importantes do cenário político brasileiro, como Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Melo e José Sarney.

Participantes do cinedebate atentos à discussão sobre o filme.


 – A mensagem que deve ficar é não acreditar em tudo o que ouvimos, seja no filme, seja aqui na mesa, e dar-se sempre o trabalho da investigação dos dados com profundidade e interesse – sinalizou a professora Rosana Curzel, do Departamento de Economia.  

Rosana acrescentou que, no seu entendimento, não é cuidadosa uma visão ortodoxa ou “frouxa demais” quando se está lidando com fatos e discursos veiculados na mídia.

Após a projeção do vídeo, Rosana e Alexandre Freitas, também professor do Departamento, ponderaram sobre pontos críticos e contestáveis do filme, convidando os presentes a uma análise histórica e comparativa das diversas falas e dados expostos no documentário sobre a nossa economia, o Plano Real e a sempre presente inflação brasileira.

Ao final, por volta das 16h, alunos de diferentes cursos puderam participar com perguntas e reflexões, o que tornou ainda mais complexas e vívidas as questões debatidas.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages