Economia como forma de investigar problemas sociais

por Letícia Dias
Aconteceu, no último dia 8, a segunda edição do CineDebate, organizado pelo DAECO (Diretório Acadêmico de Economia). O evento teve início às 13h30, e reuniu alunos não só do curso de Economia, mas também de diferentes cursos da UFRRJ no auditório Paulo Freire do ICHS. Dessa vez, a discussão teve como base o filme “Freakonomics – O lado oculto da Economia”.
Inspirado no livro do economista Steven Levitt em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner, o documentário, com cerca de 86 minutos, propõe a aplicação da teoria econômica para explicar a causalidade de uma série de problemas sociais, como o crime, o aborto, a corrupção e a segregação cultural. Por meio do estabelecimento de relações entre fatores distintos e da análise de dados, os autores demonstram como é possível alcançar hipóteses consistentes na busca de esclarecimentos.
Foto de Thiago Silva
Após a exibição do filme, os professores do Departamento de Economia, Guilherme Weber e Rúbia Wegner, apresentaram suas opiniões acerca das questões mencionadas no vídeo, dando destaque para questões como o incentivo e o suborno. Guilherme considerou a transformação de temas controversos em correlações, e ressaltou o emprego da ciência econômica, enquanto campo social, em casos específicos. Além disso, também realçou a necessidade de amplificar questões a serem estudadas.
– Na medida em que os conflitos econômicos avançam, a teoria econômica tende a avançar junto com eles, tentando solucioná-los – completou.
Foto de Letícia Dias
Apesar de reconhecer que o filme é capaz de despertar uma nova visão da população para a economia e, ainda, que a riqueza desse campo torna possível sua utilização em âmbitos variados, Rúbia indagou a contrariedade dos métodos econométricos, alegando que não é sensato reduzir problemas sociais a dados unicamente quantitativos e monetários.
– Este documentário é um exemplo de tudo o que não se deve fazer na economia – Alertou.
Foto de Letícia Dias
Ao final do evento, os alunos debateram o assunto e puderam levantar questões, incluindo na discussão temas de interesse nacional pelo ponto de vista da teoria econômica, como incentivos do governo às comunidades carentes. A função crítica do pensamento econômico foi outro ponto debatido, por meio do qual os alunos, junto com os professores convidados, puderam discutir o real sentido de se fazer economia.