Economia e Desenvolvimento Territorial aprovado na Capes

por Ivana Barreto

O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento Territorial – PPGEDT – concebido pela equipe de professores do Departamento de Economia – ICHS/UFRRJ e do Departamento de História e Economia – IM/UFRRJ, contando também com o apoio do Departamento de Economia Doméstica – ICHS/UFRRJ, acabou de ser aprovado pela Capes. O PPGEDT tem a proposta de iniciar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão focado no curso de mestrado profissionalizante. 

Para o diretor do ICHS, professor Antônio Carlos Nogueira, é motivo de muita alegria receber a notícia da aprovação do mestrado em Economia e Desenvolvimento Territorial:

– Quero aproveitar a oportunidade para dar meus mais efusivos cumprimentos a este time vitoriso, que une três institutos da Rural e a Embrapa/Agrobiologia.



Como esclarece o professor Cezar Augusto Guedes, da equipe que elaborou Programa, o PPGEDT tem a proposta de criar conhecimento técnico e científico, fomentando, com isso, processos de desenvolvimento territorial sustentável, ou seja, incentivando, de forma contínua e permanente, os processos de coesão social e territorial, a governabilidade, a sustentabilidade, a inclusão econômica e o bem estar.

A importância do PPGEDT está justamente no objetivo de criar um curso que busca capacitar e formar pessoas interessadas e envolvidas na lógica territorial no entorno dos campi da UFRRJ, ou seja, das regiões e munícipios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios. Como ressalta Cezar Guedes
 
– Atualmente, observa-se que o território no entorno da UFRRJ – Campus Seropédica apresenta baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, além de sérios problemas de infraestrutura urbana e regional, e dificuldades no desenvolvimento de pequenos negócios e de atividades agrícolas. Antagonicamente, a região vem recebendo nos últimos anos “mega-investimentos”, que podem significar uma reversão da sua trajetória histórica.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages