– por Lucas Meireles e Christian Fuentes
O Auditório Paulo Freire (ICHS) recebeu, na noite da última quarta-feira (02/04), uma palestra com o tema “Militarização das cidades e a intervenção militar no Rio”. A atividade contou como quarto encontro do curso de extensão “O Golpe de 2016 no Brasil“.
Mediada pela professora Nalayne Pinto (DCS), a mesa debatedora contou com a participação dos doutorandos da UERJ, os professores Vinicius Esperança e Vinicius Gonçalves, e do mestrando da UFRRJ, Thiago Sardinha. O evento contou com um público de cerca de 150 espectadores.
O primeiro palestrante, Vinicius Esperança, apresentou um panorama sobre a militarização das cidades. Esperança também afirmou que “não é recente a intervenção das forças armadas na cidade do Rio de Janeiro”.
Vinicius Gonçalves explicou sobre como são complexas as operações militares, sobretudo nas comunidades carentes, e como elas fazem uso de inteligência, assessoria de comunicação, assistência jurídica, líderes religiosos, homens infiltrados e intensa ação nas redes sociais para transmitir uma imagem positiva de suas ações. Segundo Gonçalves, “o Rio é um laboratório para o restante do Brasil” em relação à segurança pública.
O último debatedor foi Thiago Sardinha que, em sua fala, começou fazendo as seguintes perguntas: “Estamos em guerra? E se estamos em uma guerra, quem é nosso inimigo?”. Thiago relacionou a violência urbana e o encarceramento em massa à crise estrutural no sistema capitalista, que vem gerando desemprego no Brasil e no mundo, e à relação entre classes sociais.
Após a fala dos palestrantes, foi aberto para perguntas por parte do público.
NAJUP Marli Coragem comemora 5 anos
Encontro do curso “O Golpe de 2016 no Brasil” debate Pré-Sal e soberania nacional
Mesa organizada pelo curso de Jornalismo debate a participação da mídia no Golpe de 2016
Segundo encontro do curso “O golpe de 2016 no Brasil” discute a temática da educação
Curso “O golpe de 2016 no Brasil” terá 12 encontros e primeira atividade lota auditório Hilton Sales