Encontros com Hannah Arendt terá sua segunda edição

por Talyta Magano

O núcleo de pesquisas do Departamento de Ciências Sociais, Sképsis, realizará a segunda edição dos “Encontros com Hannah Arendt”. O evento acontecerá no dia 26 de novembro, quarta-feira, no Salão Verde (IE), às 17 horas. O tema será A atualidade do pensamento de Hannah Arendt, com participação dos professores Eduardo Jardim e Ilda Lopes, ambos da PUC-Rio.

Hannah Arendt (1906-1975), alemã de família hebraica, procurou entender o destino do povo judeu perseguido por Hitler. Entre outras características, era defensora dos direitos individuais e da família. Publicou importantes obras como Origens do totalitarismo (1951) e Eichmann em Jerusalém (1963).

A obra de Hannah Arendt representa uma das grandes contribuições ao pensamento contemporâneo. Primeiramente, pelo apurado conhecimento da Filosofia Clássica. E, ainda, pela originalidade da interpretação da Filosofia Moderna, aliada a um inquestionável (e profundo) conhecimento da experiência do homem no mundo em que vive. Hannah Arendt voltou sua atenção para o estudo do homem, da liberdade, da comunicação, do poder e de sua organização no mundo contemporâneo

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages