“Era uma vez… “
por Jennifer Ferreira
Sexta-feira, 19, ocorreu a 1ª Maratona de Contação de Histórias no Imaginário Social, no auditório Paulo Freire, a partir das 9h. O evento, coordenado pela Profª Drª Gisele Souza e pelo Profº Diucênio Rangel, foi a avaliação final da primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Contação de Histórias no Imaginário Social, que tem como coordenador o Prof. Dr. Nilton Sousa da Silva.
A Pós tem como alvo trabalhar com a potencialidade da contação de histórias em todos os segmentos do imaginário social (entre amigos e familiares, para adultos e crianças, etc). Inúmeras narrativas foram contadas pelos alunos que estavam nitidamente emocionados e apreensivos pelo encerramento do curso, que deveria ter acabado em dezembro de 2012, mas sofreu mudanças no calendário por conta do período de greve.
Era uma vez, uma variedade e uma liberdade
|
Ilustração: Diucênio Rangel/ Foto: Divulgação |
Os alunos, agora pós-graduados, são formados em Letras, História e até terapia. Tem gente que já trabalha contando histórias por aí, como é o caso de Ângela Câmara, que formou um grupo para se apresentar em teatros e festas, o “Faz de Contos”.
Sobre o convite a Diucênio para também organizar a
Maratona, Gisele deixou claro que ele tem muito da turma, do espírito desses novos profissionais.
– Ele tem tudo a ver com contar histórias. Belas Artes tem muito da liberdade da contação de histórias – explicou Gisele. Liberdade traduzida na bela ilustração do cartaz, feita pelo professor.
|
Final da Maratona / Foto: Divulgação |
|
Gisele também se mostrou muito emocionada ao falar dos alunos.
– Ah, não tem como escolher uma (história preferida). Cada aluno é especial e me emocionou de uma forma – falou com um sorriso tranquilo e orgulhoso.
O clima ao final da Maratona não podia ser melhor. Aqueles que agora estão aptos a encantar crianças e adultos só pensavam em festejar, abraçar, fotografar o momento.