Estudantes e moradores voltam às ruas para protestar
|
Foto Bruna Rodrigues |
por Bruna Rodrigues
Estudantes e moradores reuniram-se novamente, na última segunda-feira(24), em frente à garagem da empresa Real Rio, em Seropédica, para protestar contra o aumento da passagem e pedir melhorias na cidade. O grupo parou em frente à sede da prefeitura e caminhou pela Avenida Ministro Fernando Costa. O trânsito ficou em meia- pista para amenizar o engarrafamento.
Dentre as principais reivindicações dos manifestantes estava a diminuição passagem, o fim do monopólio da empresa Real Rio nos serviços de transporte e a retirada do pedágio Viúva da Graça. A moradora Amélia Batista explica que, apesar da tarifa de transporte ser a principal reclamação, o protesto engloba outras causas:
-Seropédica tem que melhorar muito, a maioria de nossas ruas não tem asfalto nem saneamento básico.
O ato foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal e pela Polícia Militar, que informou a presença de cerca de mil pessoas no manifesto.
Rastros de vandalismo
Um ônibus da empresa Real Rio foi incendiado durante a manifestação. Os responsáveis pelo vandalismo ainda não foram identificados. Após o episódio, a polícia utilizou bombas de efeito moral e gás lacrimogênio para conter os manifestantes. A empresa de transportes teme que outros protestos possam trazer novos prejuízos, por conta da exaltação de um pequeno grupo, disposto a ações desordeiras. O movimento Por uma Seropédica Melhor, que organizou o ato, informou ser contra qualquer tipo de violência e depredação.
|
Foto Luiz Calderine |