Ex-aluno e professora de RI lançam livro no Paulo Freire

Evento debate temas que discutem a aplicação das politicas públicas para a cultura

– por Simone Orlando
O ex-aluno do curso de RI,  Leonardo de Souza Boy,  formado pela UFRRJ em 2017, que atualmente trabalha no Institute for Cultural Relations Policy em Budapeste, na Hungria, vem ao Brasil  nessa semana exclusivamente para participar  do evento intitulado “Políticas públicas para a cultura: do local ao global”, mesa de debates que começa às 14h, do dia 21/06/2018, no Auditório Paulo Freire.

No evento, serão lançados três livros da coleção Cultura e Pensamento: Políticas para as Artes, Políticas Culturais para as Cidades Direitos Culturais.

No livro Políticas para as Artes, Leonardo assina um artigo cuja título é “Dramaturgia Como Parte da Estrategia da Politica Externa Brasileira no Período Recente (2011-2016)”. O texto foi escrito em parceria com a docente Clarice Menezes, doutora em História, Política e Bens Culturais (CPDOCFGV) , pertencente ao quadro do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade.

As três obras estão disponíveis digitalmente para download, no site da editora. Clique aqui para baixar.

De acordo com Clarice Menezes, pesquisadora na temática “relações culturais internacionais”, e que foi orientadora de Leonardo na construção do TCC, em 2017,  o tema  do artigo foi fruto da vontade dele em continuar, ir além.  “Leonardo optou por um subcampo das RI que só agora vem sendo estudado no Brasil, que é o da cultura. Campo de conhecimento marcado pela literatura anglo-saxã. Ele se dedicou a uma temática com forte diálogo com a história cultural, a diplomacia cultural de tradição francesa “, explica a docente com orgulho.

Também compõe a mesa de debates a  escritora Deborah Rabello. Débora é doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e  servidora pública na mesma instituição, trabalhou na Casa de Rui Barbosa e ainda é colaboradora do local.  A autora escreveu, em outra obra da coleção, Políticas Culturais para as Cidades, o artigo  “Tecendo Aproximações entre Politicas Culturais e Territórios Urbanos”, em co-autoria com Lilian Araripe Lustosa da Costa.

A Coleção Cultura e Pensamento é uma realização do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA e o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT/UFBA, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura.  A Coleção tem por objetivo, segundo seus idealizadores, o estímulo à reflexão contemporânea sobre temas da cultura nacional e internacional, potencializando a discussão especialmente sobre cultura e políticas culturais.