#ExentensãonoICHS: Curso de Relações Internacionais oferece mais de cinco projetos de extensão anualmente

– Por Mariane Freitas

        O curso de Relações Internacionais da UFRRJ disponibiliza, anualmente, cerca de sete projetos de extensão. Segundo o coordenador, Luís Felipe Osório, grande parte das atividades desenvolvidas para os discentes são estruturadas e organizadas pelos mesmos. Algumas das propostas são realizadas uma vez ao ano, enquanto outras acontecem a cada semestre. Conheça um pouco mais sobre alguns dos projetos.

Semana Acadêmica de Relações Internacionais (SARI)

        A SARI teve sua primeira edição em 2011. O evento é realizado no primeiro semestre de cada ano letivo, com o intuito de apresentar o curso e os projetos de pesquisa aos calouros. Além de fomentar o debate e a pesquisa acadêmica, a Semana inclui palestras com a presença de convidados – professores de variadas universidades e centros de pesquisa do país – com abordagens de variados temas, e apresentação da agenda de eventos.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/SARIUFRRJ/

Simulação de Relações Internacionais da UFRRJ (SiUR)

        A SiUR é uma das atividades mais conhecidas. Inspirado nas sessões da Assembléia Geral da ONU – ainda que não se limite a ela, o evento possui um caráter mais prático, menos teórico. Desde as vestimentas até as divisões dos grupos, os discentes se reúnem para debater temáticas de âmbito político e econômico em cada comitê. Em 2020, será realizada sua 6ª edição e, comumente, acontece no feriado de Tiradentes, 21 de abril. A organização é feita exclusivamente pelos alunos. A SiUR reúne participantes de outras áreas, como direito e economia, inclusive de outras universidades.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/SiUR.UFRRJ/

XPort Jr. Consultoria

        A XPORT Jr. Consultoria e Suporte Internacional faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Consiste em uma equipe de empresários juniores, composta por estudantes de graduação em Relações Internacionais, Administração, Direito e Economia da UFRRJ. O grupo busca oferecer soluções aos seus clientes através da prestação de serviços, ampliando as perspectivas na área de comércio exterior às empresas de pequeno e médio porte.
Alguns dos trabalhos desenvolvidos são orientações para a retirada de vistos, pedido de cidadania e passaporte. A XPORT possui convênio com instituições como a Subsecretaria de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, além de um espaço físico de atendimento alocado no anexo do ICHS. Alunos podem solicitar o serviço, bem como moradores da Baixada Fluminense.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/XportJr/

Diretório Acadêmico Souza Dantas

        A Semana Acadêmica Souza Dantas reúne algumas das atividades também realizadas por outros projetos, como debates, simulações e palestras. O evento possui duração de uma semana, oferece workshops e acontece anualmente. Seu diferencial é a abordagem de assuntos mais específicos, com um viés mais local, voltado para Baixada Fluminense e também de temáticas nacionais.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/DASDAN.RI/

 

 

Ariur UFRRJ – Soberanos

        A Atlética de Relações Internacionais, denominada “Soberanos”, é o grupo voltado para os esportes. Reúne a prática e o incentivo dos mesmos. Os alunos participam de competições internas e externas. Existe o entendimento da inserção das atividades esportivas como método de valorização da saúde mental, considerando-se as dificuldades do âmbito acadêmico.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/ariurrural/

 

Comitê Político de Relações Internacionais (CoPRI)

        O CoPRI promove a discussão de temas atuais das políticas nacional e internacional. As reuniões são estritamente realizadas entre alunos, que buscam soluções e alternativas – por meio de debates – com bases políticas.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/comiterelint/

 

 

 

Feira Cultural de Relações Internacionais (FeCRI)
        A FeCRI foi realizada apenas uma vez até o momento, tendo sido promovidas diversas atividades simultaneamente. Os destaques foram as oficinas oferecidas, além da presença de membros dos diferentes consulados e nativos de países estrangeiros. Escolas do entorno, na região de Seropédica, também marcaram presença e puderam participar das dinâmicas de artesanato, dança, entre outros. A 2ª edição está em processo de planejamento.

Página do Facebook:https://www.facebook.com/Fecri-Feira-Cultural-De-Rela%C3%A7%C3%B5es-Internacionais-265288894077184/

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages