Fazer arte para viver de arte

por Beatriz Rodrigues

A Primeira Semana de Gravura do curso de Belas Artes ocorreu entre os dias 13 e 17 de outubro no P1. O evento contou com uma mostra e venda de trabalhos dos alunos do 8º período do curso, que possuem a disciplina de Gravura. A escolha do tema da exposição pelos estudantes foi livre, tendo sido utilizada, na maioria das obras, a técnica de xilografia, que se caracteriza por usar um vegetal, como a madeira, como matriz para um desenho. E, após a obra desenhada, se inicia um processo de impressão com o uso da madeira como carimbo.  


Essa mostra foi dedicada aos alunos que estão começando o processo de conclusão do curso, pois para conseguir um bom trabalho com a técnica da xilogravura são necessários maiores estudos de Antropologia e Filosofia. O aprofundamento decorre da necessidade que se faça uma síntese de uma imagem para que ela conte uma história ao observador.

Segundo Marisa Vales, chefe do Departamento de Artes e professora de escultura do curso, foi muito importante ter os alunos envolvidos no projeto, pois os auxiliou na primeira inserção no mercado de trabalho. Marisa destacou que os discentes também tiveram bastante apoio do professor disciplina, Diucênio Rangel. 

– O primeiro passo para trabalhar com arte é viver de arte. Por mais que o nosso curso seja de Licenciatura, a base estrutural da formação é de um professor-criador, de um artista – declarou a professora.

Essa foi a primeira semana com mostra dos trabalhos da disciplina Gravura desse semestre. Mas, de acordo com a professora, não foi a última. Os alunos receberam um convite para apresentarem suas obras no evento “50 anos de golpe de estado e autocracia burguesa: tragédia, violência e resistência”. O evento ocorreu dos dias 21 a 24 no P1 e no ICHS e contou com a apresentação de xilografias e aquarelas dos estudantes de Belas Artes. 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages