Por Ana Beatriz Paiva, Camile Cortezini e Milena Antunes
Feira de Agricultura Familiar acontece toda quarta-feira no Pavilhão Principal (P1) da UFRRJ de 8h às 13h. Foto de Milena Antunes.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nós brasileiros consumimos anualmente o equivalente a um galão de cinco litros de agrotóxico. Para quem não sabe, os agrotóxicos (substâncias utilizadas no controle de pragas em produtos agrícolas) estão altamente associados a problemas de saúde como infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer. Mas como fugir desse tipo de produto? Como ter controle sobre o que comemos?
Atualmente, uma boa alternativa são os produtos orgânicos, que nem sempre são fáceis de encontrar. Na cidade de Seropédica – RJ, os moradores e a comunidade acadêmia dispõem de uma Feira de Agricultura Familiar desde setembro de 2016. A feira, acontece dentro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e já possui clientes adeptos, tanto que inicialmente era quinzenal e passou a ser semanal, graças à demanda.
O evento acontece todas às quartas-feiras de 8h às 13h, no jardim interno do Pavilhão Central (P1) e traz produtores e comerciantes de alimentos de Seropédica e região. Os fornecedores garantem a qualidade de todos os produtos e seus benefícios.
Depoimentos
Lílian Nogueira e Lúcia Geoffroy fazem parte do grupo de Agricultores Serorgânicos em Seropédica e vendem seus produtos na feira desde a sua inauguração:
Valdeir Antônio, agricultor e vendedor da feira, afirma que a aparência dos alimentos encontrados nos mercados não é sinônimo de qualidade:
Rafael Rennó e Sofia Éder, consumidores da feira, contam como os produtos orgânicos melhoraram sua qualidade de vida e fizeram com que desenvolvessem uma nova relação com o alimento.
Para mais informações sobre a Feira de Agricultura Familiar acesse a página no facebook.
Vida saudável
Elisangela Soares, assessora da Pró-Reitoria da Graduação da UFRRJ é cliente fiel da Feira de Agricultura Familiar desde sua inauguração na Universidade. Adepta de uma vida orgânica há dois anos, a assessora decidiu mudar sua alimentação após enfrentar alguns problemas de saúde. Depois de perder 15kg, ela contou como essa decisão trouxe maior qualidade de vida.
Quando você começou a comprar produtos orgânicos?
Qual a diferença entre esses produtos orgânicos e os que estão disponíveis no mercado?
Porque você começou a consumir esse tipo de produto?
Você percebeu alguma diferença na sua qualidade de vida? Como?
Qual recado você deixaria para as pessoas sobre alimentação orgânica?