Golpe de 2016 é tema de seminário de Serviço Social

Evento reúne movimentos sociais para discutir a atual conjuntura política

— por Lucas Meireles

Foto: Divulgação

O impeachment da presidente Dilma Roussef (PT), as reformas do Governo Temer (MDB) e a ascensão do Conservadorismo. Neste contexto, o curso de Serviço Social promove, entre os dias 08 e 09 de Novembro, no SINTUR, o “I Seminário do curso de Serviço Social com Movimentos Sociais”. Com o tema Golpe de 2016 e os impactos nas lutas sociais.

Na programação estão palestras ligadas à contrarreformas, Baixada Fluminense e lutas por moradia e direito à terras. Entre os convidados convidadas estão professores da UERJ, UNIRIO e UFF. Além de representantes do Movimento de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, Fórum Grita Baixada, Rede de Mães Vítimas de Extermínio na Baixada Fluminense, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Para o professor e organizador Gênesis Oliveira (DeDH), convidar estes movimentos é importante para fortalecer o curso de Serviço Social. De acordo com o docente, “os movimentos sociais são mediações e sujeitos fundamentais para fortalecimento dos valores, princípios e políticas públicas com que vão trabalhar os assistentes sociais”. Gênesis também lembrou que o atual cenário político está tentando criminalizar movimentos como MST e o MTST.

“Nosso objetivo, mais do que nunca, é fortalecer a articulação da Universidade com os movimentos sociais. Acreditando que o espaço universitário tem que ser um espaço aberto a estes movimentos. E isso se situa atualmente como uma resposta tanto às ameaças aos movimentos sociais tanto à própria autonomia universitária”, afirmou o professor.

Confira a programação completa no link: https://www.facebook.com/events/767451520253392/

Para inscrição acesse o  Sistema de Inscrição de Eventos de Extensão da UFRRJ. É necessário escolher a caracterização conferência para o evento aparecer como opção. O sistema pode ser utilizado posteriormente para a emissão de certificados.

Golpe de 2016

Não é a primeira ocasião que o Golpe de 2016 é retratado no ambiente acadêmico da UFRRJ. Os professores Pedro Campos (DHRI) e Vladimir Lombardo Jorge (DCS) promoveram, no primeiro semestre de 2018, o curso de extensão “A Universidade brasileira e o golpe de 2016”.

O curso, organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, discutiu o Golpe sob diversas esferas do ensino das humanidades. Foram 12 encontros entre Abril e Agosto.