por Ramon César
De origem Pataxó, o nome Katumbaia significa “protetor dos animais” e é este o trabalho que tem sido feito pelo grupo de ativistas da UFRRJ e Seropédica. Eles cuidam dos animais abandonados no campus e promovem eventos em defesa da igualdade entre humanos e animais, veganismo, egetarianismo, dentre outros princípios. “Vimos que precisaríamos ir além”, conta Joshula Dylon, estudante de Engenharia Florestal. Nos dias 13 a 16 de setembro o grupo realizou a II Semana de Vídeo e Debate no âmbito do Direito dos Animais com palestras e apresentações visando propagar seus ideais.
Os integrantes afirmam não ter a intenção de transformar as pessoas em veganas ou vegetarianas, apenas buscam conscientizar. “O que fazemos é difundir informação e esperar que as pessoas estejam abertas para recebê-la e ter a capacidade de refletir de modo crítico”, explica Dylon.
O grupo formado em março de 2009 também luta pelo fim de práticas agressivas aos animais, como ocorre nos circos, atividades pecuárias, pesquisas científicas, entre outras situações nas quais se nota o descaso.
O grupo realiza reuniões semanais nas quartas- feiras de 8 as 10 da manhã no Restaurante Erva Doce, no campus da Rural em Seropédica. Os interessados podem conhecer o projeto Katumbaia através do blog www.grupokatumbaia.blogspot.com.