Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ

– por Mariane Freitas (Colaboração: Ana Beatriz Rosa)

A VII Reunião Anual de Iniciação Científica – conhecida como RAIC – da UFRRJ. Com o tema Desafios e Perspectivas da Política Científica no Brasil, o evento – que tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística ou cultural – reuniu professores e alunos durante uma semana de apresentações – orais e painéis –, além de uma ampla troca de experiências e conhecimento entre os diferentes campos de estudo da Universidade.

Segundo um dos organizadores gerais do evento e professor do Departamento de Ciências da Computação (DCC/IM), Ricardo Corrêa Gouveia, houve cerca de 6% de aumento quanto ao número de submissões de trabalhos, considerando-se os anos anteriores. A partir deste dado, é possível perceber a resistência dos graduandos em tempos de cortes de gastos e desvalorização da pesquisa científica.

Apresentações orais foram realizadas no Auditório Marielle Franco. (Foto: Ana Beatriz Rosa)

Os discentes do Departamento de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras, Linguísticas e Artes trouxeram debates e reflexões sobre temas atuais – e problemáticas presentes na contemporaneidade –, com embasamentos teóricos e a partir de diferentes perspectivas e opiniões. Dentre as apresentações orais, pôde-se constatar um número considerável de trabalhos voltados para a Baixada Fluminense. Temas como “Rádios comunitárias na Baixada Fluminense: O caso Serra Verde”, do aluno do curso de Jornalismo, Matheus Meirelles, e “O rural e o urbano no plano e na realidade: olhares sobre o desenvolvimento de territórios em Nova Iguaçu”, exposto pelo graduando de Direito Pedro Paulo Costa, foram algumas das pautas discutidas, versando sobre uma grande região que precisa ganhar mais visibilidade nas discussões acadêmicas e mesmo fora delas. Professores e alunos da UFRRJ, localizada nessa região, mostraram-se coerentes ao tratarem de temas voltados para questões da Baixada.

Para alunos como Gregori Santos Miranda, 7º período do curso de Administração Pública, a experiência de poder participar pela primeira vez na RAIC foi gratificante. Com o projeto de pesquisa intitulado “Violência contra a mulher e perspectivas de ações pragmáticas: o sentido estrutural da violência direta e indireta”, Gregori destacou a importância de se discutir um tema pouco propagado. “Quais tipos de políticas públicas poderiam sanar as lacunas que não foram supridas desde a instituição da Lei Maria da Penha? Seriam programas e ações, que vão além do caráter coercitivo e punitivo da lei.”, afirmou.

Gregori Santos Miranda, 7º período do curso de Administração Pública. (Foto: Ana Beatriz Rosa)

As expectativas também estavam altas para Ana Caroline do Nascimento, do 9º período de Ciências Sociais. Com o projeto desenvolvido a partir do trabalho de campo em um quilombo em Vargem Grande, “A recepção da obra infanto-juvenil afro brasileira por crianças adolescentes na escola quilombola Cafunda Astrogilda, em Vargem Grande, Rio de Janeiro”, discutiu a importância da inclusão de livros com temáticas antiracistas, cultura afro brasileira e representatividade na educação básica do país.

Ana Caroline do Nascimento, do 9º período de Ciências Sociais. (Foto: Ana Beatriz Rosa)

A aluna explica, ainda, como a experiência tem trazido resultados positivos e ressalta o comportamento das crianças diante do contato com assuntos como estética negra, religião e autoestima. “Eles têm contato com histórias normais, que não apresentam a questão da representatividade de um personagem negro, por exemplo. Então, a relação que estão desenvolvendo com essas temáticas está se refletindo na forma como desenham, realçando seus cabelos, na cor do lápis, que se aproxima do seu tom de pele, aspectos que não víamos tanto”, comentou.

Durante a cerimônia de encerramento, os organizadores Juliana Lobo (IT/Deng), Marisa Fernandes (IT/DEQ), Ricardo Cordeiro (IM/DCC) e Glauco Favilla (IQ) parabenizaram os discentes e docentes envolvidos nos trabalhos desenvolvidos para a VII RAIC. Em seguida, foram entregues as menções honrosas e premiações para os melhores projetos, de acordo com as avaliações feitas pelos professores responsáveis pela análise dos mesmos. Para mais informações, acesse o Portal da RAIC e confira a lista dos vencedores.

Da esquerda para direita: Ricardo Corrêa, Glauco Bauerfeldt, Juliana Lobo, Marisa Mendes e Fernanda Abdu. (Foto: Ana Beatriz Rosa)