IX Seminário de Estudos Irlandeses chega à Rural


Mesa que tratou do tema “Death and Literature”

Por Thiago Silva

Com uma população estimada em 4,58 milhões de habitantes, a República da Irlanda, que tem Dublin como capital e maior cidade, apresenta o 11º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de uma cultura diversificada, com influência dos povos Vikings e celtas.
Com o objetivo de estudar a cultura, as artes e a literatura desse país, foi fundada, em 1989, a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, que realizou entre os dias 25 e 27 de agosto, pela primeira vez no Rio de Janeiro, o IX Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul.
Este ano, o Simpósio discutiu a literatura irlandesa e, no último dia, teve a Rural como local para o encerramento das palestras. O evento, que ocorreu no prédio do Programa de Pós-graduação de Educação Agrícola (PPGEA), foi coordenado pelos professores do Departamento de Letras e Comunicação (DLC), e contou com a presença de importantes pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais.
O Encontro teve dez painéis de debates com várias questões que envolviam a literatura e a sociedade, entre elas os temas “Emigração assistida: princípios, políticas e recepção” e “A feminização dos irlandeses na cultura letrada vitoriana”.

Um evento desse porte é importante tanto para a Universidade como para os discentes, porque coloca a Rural em foco no cenário acadêmico internacional e oxigena a formação dos graduandos, mostrando novas perspectivas para a formação.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages