Jornalismo vai à Reitoria buscar soluções para os problemas do Curso

por Igor Medeiros
Foto de Igor Medeiros
No último dia 16, aconteceu uma reunião entre a reitora da UFRRJ Ana Maria Dantas e representantes do Curso de Jornalismo. O encontro teve como objetivo solucionar diversos problemas do Curso, que foram apontados na última visita do MEC, em abril. O prazo para a resolução dos mesmos termina dia 30 de outubro, entretanto, algumas demandas não foram atendidas e permanecem “barradas” por questões ainda indefinidas.
Participaram da reunião, conduzida pela reitora, todo o corpo docente do Curso; um aluno representante de cada turma; além do diretor do ICHS Ricardo de Oliveira e da vice-diretora Maria do Rosário Roxo.
A coordenadora de Jornalismo Rejane Moreira iniciou a reunião, mostrando quatro relatórios que descrevem as carências atuais do Curso. Dois relacionados ao Pavilhão de Aulas Práticas (PAP), além de um relatório sobre o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) e outro que detalha os processos solicitados pela coordenação que se encontram “parados” em algumas instâncias da Universidade.
Todavia, a questão abordada com mais ênfase por Rejane e outros professores foi o estado atual do PAP. Com sérios problemas estruturais, o prédio sofre com a falta de segurança e escassez de equipamentos, impossibilitando sua efetiva ocupação.
– Precisamos de uma posição. Se for afirmado que vão colocar os equipamentos e a segurança, começamos a dar aula lá em outubro -afirmou Rejane Moreira.
Docente de Radiojornalismo, José Ferrão enumerou as dificuldades enfrentadas cotidianamente nas aulas que ministra e enfatizou as ações já tomadas.
– Nós corremos atrás, junto à reitoria, de soluções para problemas estruturais. São problemas simples, mas graves, segundo o MEC. O que coube a nós, nós fizemos. Aliás, fizemos além do que nos cabia, quando propusemos um relatório de questões estruturais, que não era da nossa competência.
Fora o PAP, cobranças por novos equipamentos também foram expostas.
– Já tive que dar aulas de Webjornalismo sem internet. Atualmente, dou aula em um laboratório de práticas digitais que, além de não ter internet, possui poucos computadores funcionando – detalhou a professora Ivana Barreto.
Os recentes cortes orçamentários para a Universidade, segundo a reitora – que se mostrou empenhada em ouvir e resolver os problemas do Curso – fazem com que escolhas necessitem ser tomadas.
– Estamos sem dinheiro. Estou tendo que fazer a escolha de Sofia todos os dias. Ou compro material novo para um determinado curso, ou gasto com a alimentação dos estudantes – frisou Ana Dantas, que também lembrou.
– Quando vocês precisaram de vagas para professores, tentei, por esforço pessoal, e consegui.
Foto de Igor Medeiros
Porém, por enquanto, as questões apontadas pelos professores continuarão sem resposta. A reitora explicou que não poderia sanar tais dúvidas sem antes analisar caso por caso. E, ainda, ressaltou que, devido a erros de agenda, não estava totalmente informada sobre a reunião. Sendo assim, um novo encontro foi marcado para o próximo dia 22, terça-feira.