Lançamento de livro sobre Antigo Regime na UFRRJ

Por Letícia Dias

No dia 17 do próximo mês, às 16h, o auditório Paulo Freire do ICHS será o local de lançamento do livro “Antigo Regime no Brasil: Soberania, Justiça, Defesa, Graça e Fisco (1643-1713)”. O evento não requisita pré-inscrição, e contará com a apresentação da obra seguida de coquetel. O autor, Alexander Martins Vianna, é doutor em História Social e professor do Departamento de História da UFRRJ (DHIST) desde 2009, além de possuir forte atuação na área de História Moderna.

O livro, acessível na Livraria Cultura, pode também ser adquirido nos corredores do ICHS, com o livreiro Vicente Lemos. A narrativa gira em torno dos quatro principais campos de poder referentes à soberania do Estado no Antigo Regime: Justiça, Defesa, Graça e Fisco. A análise em questão é construída tendo como base os processos do Conselho Ultramarino entre os anos de 1643 e 1713, pertinentes ao domínio da América pela Coroa Portuguesa. O relato ocorre a partir do revisionismo crítico na História das Ideias, assim como na História da Cultura Política, do Vocabulário e das Instituições no Antigo Regime. Por meio desse modelo discursivo, o autor propõe a interpretação fundamentada pela análise qualitativa.

Com prefácio escrito pelo Pós-Doutor em História Arno Wehling, antigo presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, os textos iniciais da obra de Alexander podem ser lidos em amostra na internet.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages