Leonardo Boff recebe título na UFRRJ

por Talyta Magano

Mesa composta na solenidade para entrega do título
foto de Talyta Magano
No último dia 10, a UFRRJ homenageou, com a entrega do título de Doutor Honoris Causa, um dos maiores teólogos da América Latina, Leonardo Boff, em solenidade realizada no Auditório Gustavo Dutra (Gustavão). O auditório, lotado, com alunos e professores, comprovava a importância social deste teólogo, místico e militante.
O título foi concedido pelo Conselho Universitário (Consu), em resposta ao pedido da Pró-Reitoria de Extensão. A medalha foi entregue pelo reitor Ricardo Motta Miranda que, exultante, afirmou ser uma das mais merecidas homenagens feitas pela Universidade:

– Eu tenho um carinho muito especial por este homem, visto a sua importância para a educação em nosso país. Essa homenagem é muito merecida.

Entrega da medalha pelo Reitor
foto de Talyta Magano

Rapidamente, a palavra foi passada para Boff, que empolgou os presentes com uma palestra sobre suas ideias, teses e livros.

O teólogo falou de forma leve e agradável sobre seus princípios a partir da sua crença na Teologia da Libertação, que prega a religião como meio para a resolução de problemas e desigualdades sociais. Porém, em dado momento da palestra, ele afirmou que por volta dos anos 80 percebeu que não são apenas os homens a serem oprimidos, mas também o meio ambiente. Premissa que ele chama de Ecoteologia da Libertação, onde a Terra seria o grande pobre a ser libertado.

– Nós estamos em um voo cego para o futuro. Precisamos garantir os princípios para a manutenção dos direitos da terra e da vida.

A partir desse ponto, Leonardo Boff voltou sua palestra para as preocupações com o meio em que vivemos, já que, segundo ele, se não cuidarmos bem da Terra, percorreremos o mesmo caminho dos dinossauros. No final, Boff admitiu desejar que as pessoas fiquem angustiadas, pois de acordo com ele, só assim elas se mobilizam, movimentam.

Sobre o homenageado

Leonardo Boff
foto de Talyta Magano
Leonardo Boff nasceu em 1938, na cidade de Concordia, em Santa Catarina. É teólogo, filósofo e professor emérito da UERJ. Cursou, primeiramente, filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis. Depois, doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique, na Alemanha. Fez parte da Ordem Dos Franciscanos e, durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis. Além disso, foi professor visitante em grandes universidades do mundo, como Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Heidelberg (Alemanha), entre outras. 

Sua importância social é reconhecida por ter sido defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a recompor as perspectivas sobre os direitos humanos em toda América Latina.

Homem que sempre lutou a favor dos fracos e oprimidos, Boff possui inúmeros livros publicados, com traduções nos idiomas mais falados do mundo. Atualmente, faz palestras no Brasil e em diversos países, levando sempre sua história de vida e percepção social.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages