“Letras em diálogo” é o tema da V Semana de Letras

Por Beatriz Rodrigues e Caroline Feijó

A V Semana de Letras da UFRRJ ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro, com atividades no PAT e no ICHS. Intitulado “Letras em diálogo”, o evento promoveu discussões teóricas, práticas e metodológicas entre língua, linguística, literatura e ensino, ampliando a interdisciplinaridade com a área da Comunicação Social. A programação incluiu apresentações de trabalhos de alunos e pós-graduandos, debates e exposições de pôsteres, além de palestras e minicursos. O objetivo, segundo o professor e organizador do evento Eduardo da Cruz, foi distribuir a Semana em temas, sendo um para cada dia: língua portuguesa, língua inglesa, minicursos⁄apresentação de pôsteres acadêmicos e, por fim, literatura.
A Semana promoveu a expansão do conhecimento teórico e prático para novas áreas acadêmicas, incentivando, assim, a troca de experiências entre os alunos participantes. Houve um momento voltado especificamente para a Comunicação, em que o tema discutido foi “Diálogo com outras mídias”. Uma das palestrantes foi a professora e vice-coordenadora do curso de Jornalismo, Alessandra Carvalho, que abordou o tema “Um estudo sobre a leitura de infográfico e visualização de dados em revistas”. A palestra foi resultado de um projeto da docente voltado para o texto jornalístico, em que se discutiu a forma como os leitores recebem tipos específicos de textos – de revistas de divulgação científica e cultural – e como os jornais projetam suas informações para seus públicos. Para este trabalho, foram analisadas duas revistas de diferentes contextos.
A palestrante Marleide de Lima em foto de Caroline Feijó
Vários alunos presentes destacaram a importância do estudo de análises discursivas entre graduandos de Letras e Comunicação, já que ambas as áreas trabalham com a linguagem.
Um dos minicursos foi ministrado pela professora da UFF, Marleide Anchieta de Lima, que tratou de poesia contemporânea através do tema “Entre corpos, cidades e palavras: diálogos urbanos entre a poesia contemporânea do Brasil e de Portugal”. Além disso, Marleide apresentou seus métodos de estudar poesia, orientando os alunos:
– Cada autor tem suas obsessões. Achem as suas para construir sua própria pesquisa. – disse.