Mapa das injustiças ambientais e saúde no Brasil é apresentado no ICHS

por  Iago Duque

Uma inovadora ferramenta de auxílio a grupos étnicos envolvidos em conflitos no Brasil foi apresentada a alunos do ICHS no dia 16 de junho. Trata-se do site do projeto “Mapa das Injustiças Ambientais e Saúde no Brasil”, em que é possível pesquisar locais onde existem conflitos relacionados à injustiça ambiental e saúde no território brasileiro. O trabalho foi realizado por uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e demonstrado no ICHS pela doutora em História, Tania Pacheco, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O projeto tem como objetivo principal dar suporte jurídico às comunidades indígenas e quilombolas implicadas em conflitos. O visitante também pode denunciar outros locais de seu conhecimento em que haja problemas ligados ao tema. O endereço eletrônico do projeto é: www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br

A apresentação deste site foi realizada em uma das palestras do projeto “Ciclo de palestras: Pesquisas recentes sobre o mundo rural em Ciências Sociais”, organizado pela professora de Metodologia da Ciência, Janaina Tude Sevá, do curso de Ciências Sociais da UFRRJ.